A obra integra a série Inovação na Prática, da diretoria GNova da Enap

Escrito pelos pesquisadores Elisabete Ferrarezi e Guilherme de Almeida, o livro é um convite a servidores e servidoras interessados em conhecer possíveis caminhos para a criação de um laboratório de inovação em governo. 

A obra é desenvolvida a partir de questionamentos centrais para o desenvolvimento de um laboratório. ‘’As perguntas vão ajudar a amadurecer e a gente vai problematizando. No livro, colocamos todas as demandas que nos fazem há muito tempo sobre o tema’’, explicou Elisabete. Já Guilherme enfatizou que a publicação mostra o roteiro de uma reunião que responda ‘’Como eu monto um laboratório? O que é Inovação?’'. 

O autor apontou como é importante o registro das novas metodologias e ideias, possibilitando a replicação de casos de sucesso. ‘’Às vezes, passa despercebida a necessidade das anotações, mas esse é o caminho para a multiplicação e disseminação da inovação. O conhecimento precisa circular’’, afirmou. Guilherme explicou ainda que quando se fala de laboratórios, estabelece-se muitos significados, porém, a essência é a experimentação. 

O manual de quase 200 páginas conta com uma rica quantidade de fontes e de estudos. Elisabete também observou que a partir da produção do livro, foi possível perceber a carência de pesquisas  nessa área. ‘’ Faltam mais informações, por isso, precisamos investigar a fundo essas questões para falarmos com mais propriedade’’, constatou.  

A publicação integra a série Inovação na Prática, do Gnova Lab, que registra as experimentações e os aprendizados da Diretoria de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no desenvolvimento de projetos com instituições do governo. O principal objetivo da série é disseminar as metodologias utilizadas e as lições aprendidas, além de compartilhar práticas para inspirar organizações e laboratórios interessados em adaptá-las e em testá-las nos próprios contextos, projetos e desafios de inovação.

DSC01739

Os autores

Elisabete Ferrarezi: Doutora em Sociologia pela UnB, mestre em Administração Pública pela FGV/SP. Como Especialista em políticas públicas e gestão governamental do Governo Federal (1996-2020) atuou principalmente com planejamento, desenho, gerenciamento e avaliação de programas sociais, formação de servidores, projetos de inovação e produção de pesquisas. Criadora da Coleção Inovação na Prática do GNova Lab e autora de artigos e livros sobre políticas públicas e inovação. Atualmente é consultora em políticas públicas e colaboradora do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas – CIAP/UFG. https://www.linkedin.com/in/elisabete-ferrarezi-587516b/?originalSubdomain=br

Guilherme Alberto Almeida de Almeida: Guilherme Alberto Almeida de Almeida é gestor federal com atuação na área de inovação pública, transformação do estado, tecnologia e participação social. Trabalhou na Presidência da República, no Ministério da Justiça, na EMBRAPII e na ENAP, onde ajudou a fundar o GNova Lab e a plataforma gov.br/desafios. Atualmente, é Diretor no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

https://br.linkedin.com/in/guialmeida

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024