Serão 30 vagas para mestrado de governança e desenvolvimento e 20 para monitoramento e avaliação

Os candidatos interessados nos mestrados profissionais oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) devem se preparar: as inscrições para a 5ª turma do mestrado em Governança e Desenvolvimento (MPDG) e a 3ª turma do mestrado em Avaliação e Monitoramento (MPAM) abrem no próximo dia 27 de setembro. Servidores e empregados públicos das três esferas de governo podem concorrer a uma das 50 vagas ofertadas (30 no MPDG e 20 no MPAM). 

Um detalhe importante é que o candidato deve optar por uma das duas áreas no ato da inscrição: não é permitido participar das duas seleções. Todas as especificidades dessa etapa estão disponíveis no edital do processo seletivo. Não podem participar da seleção servidores que estejam em estágio probatório. Os dois mestrados preveem vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros ou indígenas e vagas destinadas a pessoas com deficiência. Mais informações estão disponíveis no edital de seleção. 

Conheça os mestrados

Unindo disciplinas e práticas de construção de competências, orientadas para a pesquisa e solução de problemas concretos do setor público brasileiro, os mestrados profissionais da Enap têm o objetivo de formar servidores de alto desempenho. Conheça mais sobre a estrutura do programa, área de concentração e linha de pesquisa na página do mestrado.

Seguindo o mesmo formato do ano passado, as etapas da seleção serão realizadas 100% online e as aulas serão presenciais – na sede da Enap, em Brasília (DF). Devido à pandemia, as atuais turmas de mestrado estão autorizadas a ofertar um número limitado de disciplinas de forma remota. No entanto, após o fim dessa exceção, as aulas voltarão a ser presenciais. 

Os mestrados profissionais ofertados são gratuitos. Não há cobrança de taxa de inscrição ou mensalidade, exceto no caso de desistência e/ou desligamento do curso. Neste caso, o aluno deverá ressarcir o valor integral do curso. O prazo máximo de conclusão das disciplinas e do trabalho final é de 24 meses. 

Requisitos para inscrição

Para concorrer, os candidatos deverão possuir graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, ser ocupante de cargo efetivo e estável e não podem estar matriculados em outro programa de pós-graduação da Enap. A inscrição é formalizada após o envio dos seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição (do MPDG aqui e do MPAM neste link);
  • Comprovante de proficiência na língua inglesa;
  •  Memorial descritivo da formação acadêmica, trajetória profissional e objetivos em cursar o mestrado;
  •  Projeto preliminar;
  • Certificado de participação no teste Anpad (orientação profissional), emitido nos anos de 2019, 2020 ou 2021;
  • No caso de vagas reservadas, formulário de autodeclaração (negros, indígenas ou pessoas com deficiência).

Cronograma

O prazo para inscrição no processo seletivo termina no dia 29 de outubro. Em 3 de novembro está prevista a publicação da classificação preliminar dos candidatos e o no dia seguinte a possibilidade de recursos da estará aberta. O resultado final da 1ª fase está agendado para 8 de novembro, mesma data em que começaram a ser convocados os candidatos que concorrem às vagas reservadas (para verificação da autodeclaração). 

A 2ª fase começa no dia 18 de novembro, com a convocação dos classificados para as entrevistas e análise de pré-projeto. Serão avaliados itens como temática, contextualização do projeto, ineditismo e relevância para lacuna de conhecimento no setor público. Na entrevista os aspectos observados serão argumentação dos candidatos sobre a contribuição do mestrado para a trajetória profissional, motivação, compromisso com a realização do curso, consistência na defesa do projeto em relação à pertinência e adequação das linhas de pesquisa para a administração pública. O resultado preliminar será publicado no final do mês de novembro e o início das aulas está agendado para 8 de março de 2022. 

Veja abaixo em detalhe o cronograma previsto para as próximas etapas:

 Evento  Data provável  Observações
 Período de inscrições  27/09 a 29/10/2021  Portal Enap
 Divulgação de inscrições válidas e classificação dos candidatos  03/11/2021  Portal Enap
 Recursos às inscrições válidas e classificação dos candidatos  04/11/2021  Apresentar por correio eletrônico para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 Divulgação do resultado final das inscrições válidas e classificação dos candidatos  08/11/2021  Portal da Enap
 Convocação para a verificação relativa ao sistema de vagas destinadas aos candidatos negros  08/11/2021  Portal da Enap
 Verificação relativa ao sistema de vagas destinadas aos candidatos negros  09 a 12/11/2021  Aguardar edital específico com as instruções detalhadas
Divulgação do resultado preliminar da verificação relativa aos sistemas de vagas reservadas (negros e PcD)  12/11/2021  Portal da Enap
Recursos da verificação relativa aos sistemas de vagas reservadas (negros e PcD) 16/11/2021 Apresentar por correio eletrônico para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Divulgação do resultado final da verificação relativa aos sistemas de vagas reservadas (negros e PcD) 18/11/2021 Portal da Enap
Convocação para segunda fase 18/11/2021 Portal da Enap
Divulgação das datas e horários das entrevistas 19/11/2021 Portal da Enap
Realização da segunda fase: entrevistas e análise de pré-projeto e memorial 22 a 26/11/2021 A ser definido em edital específico
Divulgação do resultado preliminar da segunda fase 30/11/2021 Portal da Enap
Recursos da segunda fase 01/12/2021 Apresentar requerimento por correio eletrônico para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Publicação do resultado final do processo seletivo e convocação para matrículas em primeira chamada 07/12/2022 Portal da Enap
Matrículas em primeira chamada 17 a 21/01/2022 A ser definido em edital específico
Divulgação da segunda chamada 26/01/2022 Portal da Enap
Matrículas em segunda chamada 01 a 04/02/2022 A ser definido em edital específico
Início do Curso 08/03/2022  

Conteúdo relacionado

Enap promove lançamento do Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável 2030

Iniciativa marca momento de urgência climática e propõe caminhos para proteção do planeta

Publicado em:
16/11/2023
Confira o resultado final da seleção 2023 para mestrados e doutorado da Enap

Os dois processos seletivos ocorreram simultaneamente e foram aprovados 60 candidatos

Publicado em:
16/11/2023
Seis vagas estão abertas para servidores estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado

Candidatos precisam apresentar proficiência em português e inglês e disponibilidade para moradia em Brasília durante o curso

Publicado em:
20/09/2023
Mestrado e doutorado: conheça as regras do processo seletivo 2023

A prova de conhecimentos gerais volta a ser realizada pela Enap e incluirá questões de conhecimento na língua inglesa

Publicado em:
21/05/2023