O evento acontece na sede da Enap em Brasília e é aberto ao público em geral

GNPapo

Nesta sexta-feira (23/09) o GNPapo estará de volta, a partir das 9h30, em um novo formato: presencial e com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento promovido pelo GNova, laboratório de inovação da Enap, é um espaço aberto de conversa e trocas sobre novas formas de pensar e agir em governo, que contribui para desenvolvimento de capacidades para inovação.

Com o tema “Entre mergulhos, respiros e respingos”, a edição especial de aniversário do GNovaLab reunirá especialistas em design e representantes de alguns projetos desenvolvidos em parceria com a Escola. A conversa será sobre experimentações, reflexões e desdobramentos ou surpresas que surgem durante os projetos de inovação - e abrem a oportunidade de caminhos para transformação do serviço público.

O evento é aberto a qualquer pessoa interessada: https://bit.ly/GNPapoPresencial

Debatedores

Camila Medeiros (GNova/Enap - Moderadora): Formada em comunicação pela Universidade de Brasília, especializou-se em egstão pública (UnB) e em design gráfico e comunicação web 2.0 (Coco International School - Espanha). Servidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), trabalhou  três anos no Laboratório de Ideias/Fábrica de Ideias da Anvisa, onde coordenou projetos de inovação. Atualmente é responsável pelo projeto de inovação aberta da escola. É uma das fundadoras do movimento iGOVnights, um coletivo de servidores públicos para a promoção da inovação no governo.

Rodrigo Freitas (Soci@al Lab): Servidor da carreira de políticas públicas e gestão governamental, atualmente  exerce a função de subsecretário de Governança, Inovação e Educação Permanente, assim como é idealizador e gestor do Laboratório de Inovação SEDES/DF – SociaL@b. Especialista em design thinking, possui mais de 20 anos de experiência em inovação e tecnologia, sendo 16 no serviço público - onde ocupou, entre outros, os cargos de subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação e Subsecretário de Inovação e Tecnologias Pedagógicas e de Gestão, ambos na secretaria de Educação. Atuou ainda como subsecretário de Inovação, Tecnologia da Informação e Comunicação na Defensoria Pública no Distrito Federal.

Caio Werneck (Consultor em design e inovação pública): Trabalha há 12 anos nas interfaces entre design, inovação e aprendizagem coletiva. Gestor público com experiência em unidades de estratégia e inovação no governo de Minas Gerais e prefeitura de São Paulo, participou de projetos, experimentos e colaborou com a produção e disseminação de conhecimento sobre inovação pública no Brasil e América Latina. Como consultor, tem trabalhado junto a governos e organizações de interesse coletivo com foco em desenvolver equipes e sistemas capazes de impactar desafios coletivos. Atualmente colabora com programas de aprendizagem do Bloomberg Center for Public Innovation na Johns Hopkins University. Caio é mestre em políticas públicas pela Hertie School, especialista em design thinking pelo Hasso Plattner Institut e graduado em administração pública pela Fundação João Pinheiro.

Isabella Brandalise (Designer e pesquisadora RMIT University): Designer com atuação em projetos de imaginação, experimentação e aprendizagem coletiva na esfera pública. É doutoranda pela RMIT University e mestre em design transdisciplinar pela Parsons School of Design – The New School e em arte contemporânea pela Universidade de Brasília. Tem experiência com práticas de design e pesquisa em colaboração com laboratórios de inovação e instituições governamentais, como GNova/Enap, MindLab, (011).lab e Ipea. Participou da concepção da coleção “Inovação na Prática” e é coautora do livro “Ciclos de Vida de Laboratórios de Inovação Pública”, entre outras publicações na área.

Luana Silveira de Faria (La-bora! Ministério da Economia): Psicóloga, servidora pública federal efetiva e coordenadora-geral de Integração e Inovação no Ministério da Economia, onde fundou e lidera o LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas. Especialista em pessoas, inovação e resultados, é líder do time vencedor do 25o Concurso de Inovação da Enap. Vencedora do Prêmio Espírito Público de 2021, é também professora da Enap, ESINT/ABIN e ESMPU. 

Marisa Leitão (Laboratório de Inovação de Fortaleza - Labifor): Engenheira civil com mestrado em administração e controladoria. Atualmente faz parte da equipe da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA) como coordenadora do programa Juventude Digital, política pública que capacita e encaminha jovens de 15 a 29 anos para o mercado de tecnologia. Além disso, desde 2014 é professora do Centro Universitário Unichristus, onde atuou como membro da coordenação dos cursos do Núcleo de Tecnologia - de 2019 a 2022.

Sobre o GNPapo

O GNPapo é um espaço aberto de conversa e trocas sobre novas formas de pensar e agir em governo, que reforça a vertente do Laboratório GNovaLab-Enap de difusor de conhecimento e de desenvolvimento de capacidades para inovação, a partir das apresentações, relatos, diálogos e trocas empreendidas entre os participantes e convidados.

A programação dos GNPapos do segundo semestre está pronta. Guarde as datas:

23/09/2022 - sexta-feira - das 09h30 às 11h30. (sala nexus)

19/10/2022 - quarta-feira - das 14h30 às 16h30.(sala nexus)

18/11/2022 - sexta-feira -  das  9h30 às 11h30.(sala nexus) 

Serviço

GNPapo: “Entre mergulhos, respiros e respingos”

Data: 23/09 (sexta-feira)

Hora: 9h30-11h30h

Local: Enap - Espaço Nexus (2º andar).

Haverá transmissão pelo canal da Enap no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=yKhTRX4IgH8 

*Vagas presenciais limitadas

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024