A entrega foi realizada pela equipe da Enap, responsável por coordenar os trabalhos de desenvolvimento do novo laboratório de inovação

A equipe do laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o GNova Lab, entregou, nesta quinta-feira (30/11), o desenho do laboratório de inovação da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde. Com a presença da secretária de saúde digital, Ana Estela Haddad, a entrega foi realizada pela equipe encarregada por coordenar os trabalhos, Pedro Marcante, Coordenador-Geral de Inovação, e Carolina Nasser, responsável por liderar o processo.

Durante o encontro virtual, Ana Estela agradeceu o trabalho realizado pela Escola. “Quero agradecer a Enap e sua equipe pelo “batismo” do nosso laboratório. Nós admiramos a Enap por sua qualificação dos processos. Ter passado por esta experiência ajudou o laboratório a criar maturidade. Quero reconhecer o percurso e os desafios nesse processo”, afirmou a secretária. 

Pedro Marcante explicou sobre os objetivos e processos de cocriação. “A entrega que o GNova Lab está fazendo hoje é a consolidação do que foi feito nos quatro encontros com detalhamento. É um mapa inicial que irá se desdobrar na conversa de vocês em uma unidade de inovação”, explicou. 

Situado na Enap, o Gnova Lab tem como objetivo prospectar, apoiar e disseminar soluções inovadoras no setor público por meio de projetos de experimentação. Desde sua criação, em 2016, o GNova Lab é procurado pelo ecossistema de inovação para compartilhar conhecimento, boas práticas e prestar orientações para inovar em governo. 

“A Secretária nos deu o desafio de aprender a nos integrar. Então, conversamos sobre como fazer disso uma ferramenta de integração. Agradecemos a Enap e agora,  o próximo passo é operacionalizar o que foi desenvolvido até o momento neste processo. Pensar que tipo de dinâmica vamos estabelecer entre a oferta e a realidade para desenvolver a saúde digital”, acrescentou o Coordenador-Geral de Disseminação e Integração de Dados e Informações em Saúde, Tiago Bahia Fontana. 

Nesse contexto, a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), responsável por formular políticas públicas orientadoras para a gestão da saúde digital, procurou o GNova Lab para apoiar no desenho do Laboratório de Inovação da pasta, tendo como premissa a integração entre os três departamentos: Departamento de Saúde Digital e Inovação; Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde e, Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde. Foram definidos três objetivos para o processo:

  • Debater ideias sobre possibilidades para o laboratório; 
  • Mapear possibilidades de modelos;
  • Detalhar o funcionamento do laboratório. 

Desta forma, a trajetória percorrida pela equipe técnica do MS, para se trabalhar o desenho do escopo do Laboratório de Inovação da SEIDIGI/MS, aconteceu por meio de quatro oficinas presenciais na Enap sendo o Gnova Lab o condutor desse processo.

 

Sarah Paes

Enap

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024
Conheça os vencedores do VIII Prêmio do Serviço Florestal Brasileiro

Concurso de monografias com apoio da Enap fomenta a produção de conhecimento na área florestal

Publicado em:
25/12/2023
Cidades que Transformam finaliza segunda etapa de oficinas da 4ª Jornada de Inovação

A oficina tem como objetivo partilhar as experiências de campo e planejar os próximos passos

Publicado em:
21/12/2023