As 20 equipes que estão desenvolvendo seus laboratórios no projeto realizaram a primeira apresentação de suas conquistas

As equipes de inovação que estão participando do CoLabs 2023 realizaram a apresentação dos resultados alcançados no módulo I - Gestão para Aceleração de Equipes de Inovação, como parte do processo de finalização da primeira fase. A reunião de apresentação contou com a participação de 20 equipes entre os dias 5 e 6 de dezembro. 

O programa do GNova Lab da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é uma iniciativa de aceleração e mentoria de equipes para o desenvolvimento de competências e capacidades de inovação, no enfrentamento de problemas públicos complexos. É resultado de uma parceria firmada entre o Gnova Lab, Laboratório de Inovação em Governo da Enap, a Catálise Social e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 

Para as apresentações, as equipes receberam orientações gerais e puderam explicar quem são, seu propósito, objetivos, o que oferecem e até casos de iniciativas de sucesso em seus laboratórios ou unidades de inovação. A regra era apenas que a apresentação fosse realizada em oito minutos. 

Cinco profissionais foram convidados para avaliar os pitchs e apontar sugestões: Marcy Picanço, assessora técnica da GNova Transforma, Sarah Paes, jornalista da assessoria de comunicação da Enap, Márcia Knop e Joselene Lemos, gerentes de projetos do GNova Lab e Tomaz Vicente, da Catálise.

A gestora do projeto, Carolina Nasser, elogiou e agradeceu os trabalhos. “Estou muito feliz com a trajetória de vocês, é muito bom ver o quanto vocês caminharam, de onde partiram e onde chegaram em tão pouco tempo. Agradeço a confiança no GNova Lab e na Catálise”, afirmou. O módulo II do programa retorna nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2024. 

O CoLabs é conduzido de forma 100% remota, por meio de encontros síncronos e assíncronos, com duração prevista de outubro de 2023 a dezembro de 2024. O programa também oferece conteúdo em EaD (Educação a distância) para autoconsumo.

Saiba mais sobre como foi a seleção para participar do programa.

Finalização do CoLabs 5 12 2023

Confira os propósitos apresentados pelas equipes de inovação que estão no projeto: 

  • Coordenadoria de Inovação e Tecnologia - CIT

A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como propósito apoiar a resolução colaborativa dos desafios da educação carioca, que precisa de um motor de inovação que olhe para o futuro e atue no presente, através de uma equipe diversa e especializada, oferecendo o desenvolvimento de soluções, o suporte tecnológico e a organização de uma arquitetura de dados que orientem a tomada de decisão. Seus objetivos são: desenvolver novas soluções digitais baseadas na experimentação e na centralidade do usuário; acelerar a transformação digital da SME-RJ; organizar e melhorar a governança e gestão dos dados da secretaria; identificar oportunidades de parceria.

  • coLABore - Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-MG

O time do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região de Minas Gerais tem como propósito criar incentivos à inovação no sistema de justiça trabalhista, seguindo boas práticas no serviço público, para melhorar a experiência dos usuários e trabalhadores da instituição. Buscam oferecer um espaço colaborativo que estimule comportamentos inovadores e sustentáveis, para que pessoas identifiquem problemas e encontrem soluções através da geração de ideias e da visualização de novas possibilidades.

  • Escritório de Soluções Inovadoras

A nova unidade da Prefeitura Municipal de Salvador, pertencente a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), tem como objetivo auxiliar as diversas áreas da prefeitura na resolução dos seus problemas complexos oferecendo, através de workshops e facilitação, ambiência para surgimento de soluções inovadoras.

  • FERROLAB E INOVAGÃO DA CPTM

A unidade de inovação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de São Paulo, possui dois ambientes dedicados a serem hubs de inovação. Seu propósito é construir uma cultura de inovação e excelência, posicionando a CPTM na vanguarda da mobilidade urbana sobre trilhos e colocando nos eixos das políticas do ESG.

  • FRANCOLAB ́S - Laboratório de inovação do município de Franco da Rocha

O laboratório de inovação do município de Franco da Rocha, em São Paulo, foi criado para oferecer projetos de políticas públicas inovadoras e inclusivas com foco no desenvolvimento econômico e social visando o crescimento sustentável. Seu diferencial é a intersetorialidade, tanto na formação de parcerias dentro da prefeitura como na multidisciplinaridade da equipe, juntando visões diferentes em um único projeto. Seu propósito é oferecer protótipos desenhados e testados a partir da pesquisa e empatia para que a gestão pública municipal possa qualificá-los.

  • i9SE - Laboratório de Criatividade e Inovação do TRE-SE

O laboratório do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe foi criado para experimentar novas formas de pensar e fazer, com o diferencial de ser um time comprometido em disseminar a cultura da inovação no TRE-SE em benefício do eleitorado sergipano. A equipe tem como objetivo disseminar a inovação como prática regular.

  • iLABDPRJ - Laboratório de Inovação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

O laboratório da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGERJ) tem como propósito apoiar a instituição a prestar um serviço de qualidade na perspectiva do cidadão. Disseminar a cultura de inovação internamente, apoiar iniciativas setoriais e auxiliar na construção de soluções para demandas institucionais. O objetivo é reduzir o tempo de espera do atendimento presencial e do atendimento on-line.

  • InovaLab - OuvSUS - Laboratório de Inovação da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde

O laboratório da Ouvidoria Geral do SUS é uma unidade do Ministério da Saúde que assessora diretamente a Ministra da Saúde. O propósito da equipe é experimentar, prospectar e disseminar noções e práticas de ouvidorias para ampliar a satisfação do usuário do SUS por meio de escuta ativa e humanizada visando acolher, analisar e conduzir, demandas e necessidades. O objetivo é disseminar práticas inovadoras e estratégicas de atuação em ouvidoria do SUS, realizar diagnósticos para identificar pontos críticos considerando a experiência dos usuários e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a prestação do direito à saúde.

  • LabGov - Laboratório de Inovação em Contratos Públicos e Governo

O LabGov é uma iniciativa do Departamento de Gestão Pública, vinculada ao Núcleo de Inovação do CCSA. O propósito do laboratório é elevar a capacidade de gestão das políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento regional sustentável, por meio da construção e disseminação de soluções inovadoras de contratação pública e governo.

  • Lab_nit - Laboratório de Inovação de Niterói

O Lab_nit faz parte da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG de Niterói. Criado em março de 2021 tem o propósito de inovar, desburocratizar e tornar a administração pública mais eficiente. Seu diferencial é ter uma equipe diversa e colaborativa, que trabalha com um método inovador em projetos relevantes, oferecendo soluções criativas como redesenhos, oficinas e diagnósticos. 

  • LabPrev - Laboratório de Inovação do INSS 

O  LabPrev é uma autarquia do Governo do Brasil, vinculada ao Ministério da Previdência e existe para apoiar o desenvolvimento de soluções criativas para desafios institucionais. Seus objetivos são: desenvolver um espaço colaborativo de criação, aprendizagem e experimentação; fomentar a cultura da inovação e o compartilhamento de conhecimentos e construir uma rede de cooperação para inovação. 

  • Núcleo de Inovação e Projetos da Sefin - NIPS

O NIPS está vinculado à Coordenadoria de Planejamento da Secretaria Municipal das Finanças das Fortaleza de Fortaleza (Sefin). O Núcleo de Inovação e Projetos existe para fazer da Sefin uma instituição inovadora, transformando ideias em soluções que gerem valor público, trabalhando de forma colaborativa e com foco nas pessoas, oferecendo apoio e suporte à inovação na área de finanças públicas. Seus objetivos são promover a cultura de inovação e transformação digital envolvendo as pessoas da Sefin, difundir metodologias inovadoras para estímulo à inovação e promover a gestão orientada por dados para tomada de decisão e geração de ideias inovadoras.

  • Ouvidoria Geral do Município de Mogi das Cruzes - SP

A Ouvidoria de Mogi das Cruzes foi criada em 2010 e está vinculada ao Gabinete do prefeito do município. Seu propósito é promover a realização da democracia e a efetividade dos direitos humanos, garantindo a participação e contribuição dos cidadãos na avaliação e melhoria contínua da qualidade dos resultados das políticas públicas no Município de Mogi das Cruzes, em São Paulo. O objetivo é proporcionar a cultura de participação proativa e ampliar a participação no canal de Ouvidoria para 225 mil cidadãos ou 50% da população até dezembro de 2028.

  • Coordenação-Geral de Inovação e Avaliação de Serviços Públicos - OGU

A unidade de inovação dentro da Ouvidoria Geral da União (CGU) tem o propósito de contribuir com a melhoria dos serviços públicos, articulando as ouvidorias públicas na oferta de soluções e parcerias para avaliação e remodelagem de serviços a partir da análise de dados e pesquisas de experiência do usuário. Seu objetivo é melhorar a utilização dos dados de ouvidoria. 

  • Pólen – Laboratório de Inovação em Gestão Pública da Fiocruz

O laboratório da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, tem o propósito de desenvolver soluções inovadoras na gestão pública. Promovendo o protagonismo do cidadão, com colaboração horizontal, valorizando o diálogo de saberes por meio da produção de conhecimento, produtos e da disseminação de metodologias. Contribuindo para a transformação e democratização da inovação na gestão pública, nos governos e na sociedade. Seu objetivo é ser um laboratório reconhecido no ecossistema de inovação como referência no campo da gestão e se tornar referência em inovação aberta e saúde coletiva.

  • PotiLab - A inovação da justiça Potiguar | Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte existe para criar soluções inovadoras e disseminar a cultura da inovação, utilizando tecnologia, metodologias e técnicas colaborativas para resolução de problemas complexos, buscando o aprimoramento do sistema judiciário potiguar. Seus objetivos são disseminar a cultura da inovação entre os servidores do PJRN, promover o constante aprimoramento da prestação jurisdicional e contribuir com a Rede Integrada de Inovação da Justiça do RN.

  • Rede de Inovação do Estado de Sergipe

A Rede de Inovação do Estado de Sergipe tem como propósito estimular a cultura da inovação, promover a gestão do conhecimento, além de apoiar a ideação e viabilizar o desenvolvimento de projetos inovadores no poder executivo do Estado de Sergipe, com transversalidade de atuação e equipe multidisciplinar, oferecendo ações que tenham foco no resultado mais eficiente das políticas públicas aos cidadãos. Seus objetivos são estimular a cultura da inovação, promover a gestão do conhecimento, apoiar a ideação de projetos e viabilizar o desenvolvimento de projetos inovadores.

  • TCPre- Innova

A equipe de inovação TCPre- Innova é do Uruguai e foi criada em 2023 para solucionar problemas públicos por meio de ferramentas inovadoras. Com o propósito de melhorar a transparência da informação apresentada na prestação de contas dos departamentos do governos, tem como objetivos: padronizar relatórios para facilitar a comparabilidade, utilizar linguagem simples para facilitar a compreensão, destacar temas de interesse do cidadão e incorporar canais de informação acessíveis.

  • CO.labora 15

O laboratório do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região tem o propósito de ajudar a aprimorar os serviços, produtos e processos oferecidos pelo Tribunal à população, zelando pelo bem-estar do público interno (juízes, servidores, estagiários e terceirizados). Seus objetivos são: criar sinergia do laboratório com áreas administrativas e judiciais do Tribunal; transformar usuários internos em pessoas confiantes no potencial transformador da inovação e satisfeitas com o trabalho do laboratório e disseminar a cultura de inovação.

  • LABORA - Laboratório de Governo e Políticas Públicas

O Labora está na prefeitura de Osasco, São Paulo, e faz parte da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O laboratório incentiva a cultura da inovação por meio da colaboração e compartilhamento de boas práticas, oferecendo novas perspectivas para a análise de problemas e políticas públicas com o propósito de construir e fortalecer soluções inovadoras simples e exequíveis. Seus objetivos são: utilizar o design etnográfico para propor o diagnóstico no ciclo e redesenho de políticas públicas; trabalhar com as comunidades, territorializando e testando as ideias e políticas públicas; usar metodologias criativas e diversas para atingir problemas e encontrar soluções.

Sarah Paes
Enap

 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024