Turma-piloto conta com 113 alunos, sendo seis estrangeiros. Próxima edição poderá ter servidores municipais

Foi realizada, nesta segunda-feira (25), a aula inaugural do Master in Business Administration (MBA) em Gestão Pública. O MBA será ofertado pela primeira vez em um novo formato metodológico, na modalidade EaD, visando fomentar a participação de um número maior de servidores, inclusive daqueles que não residem em Brasília, democratizando o acesso ao conhecimento de alta qualidade oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Nas futuras edições, pretende-se abrir seleção de servidores de estados e municípios.

Estão participando da turma-piloto 102 alunos servidores e empregados públicos, cinco servidores aprovados no processo seletivo interno da Enap e seis alunos estrangeiros de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), num total de 113 alunos.

Segundo o presidente da Enap, Diogo Costa, o desafio foi transformar para o formato digital um curso tradicional, de grande sucesso: “É um formato novo, não somente digital, mas que cria uma nova experiência para o aluno, de interagir com os conteúdos. Conseguimos um produto de alta qualidade, que a equipe da Enap pode se orgulhar”, disse no evento de abertura do curso.

Para o diretor de Educação Executiva da Escola, Rodrigo Torres, o objetivo era repensar a especialização de forma que alcançasse um público maior. “Não queríamos atingir apenas um número maior de pessoas, mas de locais diversos. E estamos conseguindo. Na turma-piloto temos alunos de 19 estados e de quatro países diferentes”, disse.

Mais sobre a 1ª edição

A turma-piloto do MBA em Gestão Pública EaD da Enap será ofertada para servidores e empregados públicos de sete instituições parceiras: Ministério da Economia, Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Empresa de Pesquisa Energética, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde). 

Ao longo do curso serão vivenciadas experiências, debates e reflexões sobre os principais desafios dos governos no mundo atual. Dentre os temas discutidos, destacam-se a inovação pública, transformação digital, liderança e accountability democrático, temas fundamentais para uma gestão pública moderna e eficiente. Serão oferecidas aulas com professores de renome do mercado por meio de recursos pedagógicos como laboratórios de casos práticos, trilhas de aprendizagem e podcasts.

O novo programa tem como referência original a estrutura curricular da 12ª edição da especialização da Enap. Contudo, serão incorporadas inovações didáticas e metodológicas, bem como atualização na organização e no conteúdo das disciplinas do curso. 

O formato é um projeto inovador baseado em trilhas de aprendizagem, estudos e laboratórios de casos. Os conteúdos serão apresentados de forma interativa, propiciando a autoaprendizagem por meio de videoaulas, telas interativas, esquemas visuais, animações, imagens, histórias em quadrinhos, marcadores de conteúdo, etc. O ambiente do curso foi pensado na autonomia do estudante considerando que o curso é autoinstrucional.

O curso é gamificado estruturalmente, o que permite um estímulo à aprendizagem a partir da aplicação de elementos de jogos na aprendizagem.

Confira o projeto pedagógico do curso.

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