Ao todo, foram conquistadas oito medalhas entre os cinco dos atletas que usam a estrutura da instituição

A Escola de Administração Pública de Brasília (Enap) realizou, nesta sexta-feira (15/12), uma recepção para receber os atletas medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago que treinam no Complexo Esportivo da instituição. Entre eles, Júlio César Godoy, que conquistou o ouro no Badminton, e Maria Fernanda Alves, que ficou com a medalha de prata na modalidade dupla feminina da Classe Open (de tênis em cadeira de rodas). Ao todo, o Parapan foi representado por 15 atletas brasilienses, dos quais oito usam a estrutura da Enap para treinos esportivos ou atendimento de fisioterapia, musculação e avaliação. Desses, cinco atletas conquistaram medalhas: quatro de ouro, três de prata e uma de bronze.

Confira as fotos

A presidenta substituta da Enap, Natália Teles, ressaltou que é um privilégio trabalhar em conjunto com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). “Vocês ajudam a Enap a protagonizar a pauta da inclusão”, e acrescentou: “todos que estão nesta cerimônia acreditam no poder transformador do esporte e da educação e, dividir esse mesmo espaço com atletas, treinadores, equipes é uma oportunidade para nos fortalecer e levar para mais pessoas os princípios e valores sobre essas práticas na vida dessas pessoas”, reconheceu. 

Para o diretor de Gestão Interna, Lincoln Moreira, na Enap o competidor tem um espaço seguro para desenvolver alto rendimento no paradesporto. "Tornamos o ambiente acessível para que o atleta tenha subsídio sificiente", afirmou, destacando também sobre a importância da pauta da acessibilidade. 

 

Confira a lista de convocados Cetefe/CRPB BRASÍLIA

 

Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023

Medalhistas

Julio Cesar Godoy e Marcelo Conceição

Ouro para a dupla no parabadminton

Daniele Souza

Ouro individual no parabadminton

Marcelo Alves Conceição

Ouro individual parabadminton

Julio César Godoy

Prata individual no parabadminton

Meirycoll Julia Durval da Silva e Maria Fernanda Garcia

Prata para a dupla no tênis em cadeira de rodas 

Gabriel Goulart (técnico)

Bronze goalball feminino

 

Atletas

Daniele Torres Souza

Badminton

Danielle Carvalho Martins R. de Araújo

Badminton

Helena Nunes de Moraes

Tiro com Arco

Jusciléia de Carvalho Silva

Badminton

Júlio César Godoy 

Badminton

Marcelo Alves Conceição

Badminton

Maria Fernanda Garcia

Tênis em Cadeira de Rodas

Meirycoll Julia Durval da Silva

Tênis em Cadeira de Rodas


Comissão técnica

Gabriel Goulart

Técnico Goalball Feminino

Márcia Silveira da Costa Benetti

Fisioterapeuta Tiro com Arco

Vinícius Luis Cyrillo

Técnico Tênis em Cadeira de Rodas Feminino e Masculino

Létisson Samarone (CID Paralímpico de Taguatinga)

Técnico Badminton Masculino e Feminino

 
No pódio

Por meio do Complexo Esportivo da Enap, em conjunto com o Cetefe, muitos atletas e treinadores puderam alcançar a tão sonhada subida ao pódio: No Parapan de 2023 em Santiago, foram conquistados o ouro para a dupla Julio Cesar Godoy e Marcelo Conceição; o ouro individual para Daniele Souza; o ouro individual para Marcelo Alves Conceição; a prata individual para Júlio César Godoy; a prata para a dupla Meirycoll Júlia Durval da Silva e Maria Fernanda Garcia e o bronze goalball feminino para Gabriel Goulart. Também medalha de prata para a atleta Helena Nunes e técnico André Xavier, no Campeonato Mundial de Tiro com Arco (2023); ouro, prata e bronze para Wendel Belarmino e técnico Marcus Lima, na natação (Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020); ouro para as atletas Natália Mayara e Rejane Candida e técnico Wanderson Araújo, na modalidade tênis em cadeira de rodas; prata para Ariosvaldo Fernandes e técnico Dênis Giganti no atletismo (Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015) e ainda, o título de campeã da chave Júnior para a atleta Jade Lanai e técnico Vinícius Ciryllo, no US Open 2022.

Complexo Esportivo Enap

O Complexo Esportivo, que passou por revitalização e foi reinaugurado em outubro deste ano. O local tem parceria com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). As instalações do complexo englobam 17 modalidades esportivas, sendo 12 paralímpicas (atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei sentado e rugby em cadeira de rodas).

A revitalização soma três quadras profissionais de tênis, que já foram testadas e aprovadas por atletas dessa modalidade e que já a usam visando o preparo para os Jogos Parapan-Americanos. O local também conta com duas quadras de areia para beach tennis, futevôlei, vôlei e um campo de futebol society. Além disso, o complexo oferece academia de musculação, fundamental para a preparação física, fortalecimento, prevenção de lesão, como também rotina de treino desses atletas. A academia possui mais de 40 equipamentos e professores à disposição para auxiliar quem precisa, treinamento funcional e aulas de alongamento. Em breve, a piscina semiolímpica também será reinaugurada.

Saiba mais

Desde 2007, os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019. Neste último, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

Redação: Sabrina Brito/Enap
Foto: Yasmin Carvalho

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024
Acessibilidade é tema de debate com especialista internacional em inclusão

Designer francesa apresentou desafios comuns a diferentes países para promover inclusão em acessibilidade

Publicado em:
06/11/2023
Comitê de inclusão irá coordenar ações para uma Enap mais inclusiva e diversa

Portaria assinada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência institui comitê que irá apresentar plano de trabalho para garantir igualdade de direitos 

Publicado em:
20/09/2020