O Concurso premia os melhores projetos em diversas áreas que incentivam o pagamento de tributos. Conheça os vencedores.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi a anfitriã nesta quinta-feira (30/11) da cerimônia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2023. Realizado pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) o prêmio é destinado a escolas, instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia que incentivam o pagamento de impostos e estimulem a sociedade a compreenderem que o pagamento de tributos é um bem para toda a sociedade.

Presente na abertura da cerimônia, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, relatou  a alegria da retomada da parceria da Escola, não só com a Febrafite, mas com todos os parceiros envolvidos na educação fiscal. “Hoje a realização do prêmio aqui no espaço da Enap é não só uma celebração do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, mas também do retorno do governo federal à temática de educação fiscal, colocada como prioritária e importante na nossa gestão”, completou. 

Para o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, a parceria também é positiva. “É muito bom termos a Enap como parceira novamente, um local de educação de todos os servidores, estaduais, municipais e da União, pois a gente sabe que a pauta tributária é uma pauta estatal”, disse. Sobre o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, comentou: “é uma honra estar aqui nesta noite tão especial, uma noite em que a gente valoriza quem está lá na ponta, professores, alunos, diretores de escola, secretários de finanças e fazenda e todos que incentivam e valorizam a educação fiscal”. 

Os premiados

Categoria Escolas

ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho

João Pessoa (PB)
Projeto: Imposto LED: a função social e pedagógica do ICMS.

Categoria Instituições

Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Juazeiro do Norte (CE)
Projeto: Compreendendo a Educação Fiscal para exercício da cidadania

Categoria Imprensa

Luis Henrique de Oliveira Alves - TV Record Maringá

Categoria Tecnologia

Roseli da Silva Matias - Maceió (AL) - App Turma Lajense

O app explica de uma forma lúdica e interativa, por meio de jogos e quis, a função socioeconômica dos tributos, o sistema de transferências de receitas tributárias, de uma forma contextualizada com a cultura, a história e variáveis socioeconômicas do município.

As iniciativas vencedoras recebem um certificado de reconhecimento e premiações entre R$10 mil e R$3mil. 

Nesta noite aconteceu também a celebração do Prêmio Tributare, que premia boas práticas no âmbito das administrações tributárias que contribuam para o aprimoramento da justiça fiscal e do relacionamento fisco-contribuinte.

Saiba mais sobre os premiados em www.premioeducacaofiscal.org.br .

Confira as fotos da premiação.

Clarisse Façanha

Enap

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
Enap promove encontro em comemoração ao Dia da Bibliotecária (o)

Evento reunirá participantes para debater a evolução da biblioteconomia; celebração terá também apresentações culturais com profissionais da área

Publicado em:
03/03/2024
Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024
Enap avalia processos de construção de propostas do Plano Plurianual 2024-2027

Escola, em parceria com o MPO, promoveu entre março e junho de 2023 oficinas com ministérios para proposição do PPA

Publicado em:
18/01/2024