Aprenda a programar do zero! Confira essa iniciativa pioneira de imersão em programação

Estão abertas as inscrições para o Coding Bootcamp, iniciativa inédita da Enap que terá sua primeira turma ofertada no período de junho a agosto deste ano. O curso será uma verdadeira imersão no mundo da programação, com aulas teóricas e práticas, para desenvolvimento de habilidades na área de programação e ciência de dados. Serão três meses de muito aprendizado e trabalho intenso! As inscrições serão até 20 de março de 2020.

Saiba mais em http://bit.ly/enap-bootcamp

Nesse projeto pioneiro para o setor público, a Enap está adaptando para a realidade brasileira metodologias aplicadas mundialmente em programas de letramento digital e formação de desenvolvedores. Um destaque da programação é a parceria com a franquia internacional Le Wagon, uma das mais reconhecidas metodologias internacionais de bootcamp para o ensino de desenvolvimento web.

Além disso, a Enap desenvolveu um módulo específico voltado para análise de dados e machine learning (aprendizado de máquina), que contará com a colaboração de especialistas de alto nível para o ensino de conceitos essenciais demandados para o tratamento, processamento, análise e interpretação de dados e estatísticas governamentais.

Busca-se com isso desenvolver competências para melhoria da gestão e da prestação de serviços públicos, em consonância com os desafios da transformação digital no setor público, no âmbito do Programa para o Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo Federal (capacita.gov.br).

Sobre a metodologia Coding Bootcamp

A oferta de um curso intensivo de programação em formato de Bootcamp busca atender à demanda por novos modelos de ensino e aprendizagem, com metodologias mais ágeis e práticas para desenvolver habilidades específicas. Combinando uma dose certa de pressão e motivação, os alunos são estimulados a resolver pequenos problemas e desafios, individualmente e consultando os colegas de turma.  Além disso, desenvolvem projetos personalizados, sob supervisão de experts na área, como forma de aplicação imediata dos conhecimentos.

Esse formato permite ao aluno a vivência de uma experiência de aprendizagem intensa e focada, priorizando a aplicação prática dos conhecimentos, em atividades monitoradas por professores e/ou mentores especializados. Valoriza-se ainda a perspectiva colaborativa e horizontal, contribuindo para a inovação e alavancagem do potencial criativo dos profissionais.

O que o aluno ganha com o curso

Compreender a lógica de construção das soluções digitais e aprender a desenvolver algoritmos e programas, pode expandir o perfil e a quantidade de problemas que um profissional consegue resolver. Esse aprendizado também favorece um diálogo mais fluido e capacitado com as áreas e profissionais de TI. 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap encerra curso de análise de dados, voltado exclusivamente para mulheres

Agora, as servidoras públicas federais poderão aprofundar seus estudos em trajetórias como cientistas ou engenheiras de machine learning

Publicado em:
13/11/2023
Livro mostra como aplicar a ciência de dados em políticas públicas

A publicação traz métodos e recomendações práticas dos alunos da especialização em ciência de dados em áreas como saúde pública e desmatamento

Publicado em:
01/02/2023
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Oficinas de programação web movimentam Semana de Inovação

Cursos encorajam gestores a entender mais sobre tecnologia para aperfeiçoar contratação de serviços 

Publicado em:
10/08/2022