Confira o novo cronograma do programa; matrículas devem ser feitas entre 12 e 22 de maio

 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulga nesta quarta-feira (6) a relação dos candidatos aprovados para a primeira turma do Coding Bootcamp, iniciativa pioneira de capacitação de servidores públicos em programação e ciência de dados. Os candidatos que completaram todas as etapas e não foram selecionados irão compor um cadastro reserva, podendo ser chamados caso haja desistências e/ou reabertura de vagas. 

"O Bootcamp é um programa absolutamente inovador, que promove o pensamento digital entre seus participantes - competência essencial a qualquer servidor público atualmente", explica Rodrigo Torres, diretor de seleção e formação de carreiras da Enap. Para ele, um dos diferenciais do programa é a aplicação prática dos conhecimentos. "Os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso contribuirão diretamente com a transformação digital na esfera pública"

Diante da relevância da iniciativa em capacitar servidores para a transformação digital do serviço público e da alta demanda registrada, a Enap decidiu aumentar o investimento do programa. Assim, o número de vagas da primeira turma foi ampliado de 30 inicialmente previstas para 40 no total. 

Com isso, as vagas de ampla concorrência (aquelas que não são reservadas a órgãos específicos) passaram de 6 para 16 no total. O programa recebeu 432 inscrições, registrando uma concorrência de 9,6 candidatos por vaga dentro da ampla concorrência. 

No segundo semestre, a Enap deverá lançar a segunda turma do Bootcamp, com aulas previstas para começar em outubro. As informações sobre o novo processo seletivo serão divulgadas no Portal da escola. 

Confira a relação dos candidatos aprovados para a primeira turma 

Novo cronograma

Com as medidas preventivas adotadas pela Enap no enfrentamento à pandemia, o calendário do programa sofreu alterações. Os candidatos selecionados receberão um convite para o evento de apresentação online do programa, de participação obrigatória, no dia 12 de maio. 

A pré-matrícula deverá ser feita entre 12 e 22 de maio, com entrega de documentos até 10 de julho. Entre 1º de junho e 10 de agosto, os alunos devem participar de uma etapa preparatória EaD. O início das aulas está previsto para 10 de agosto. 

Programação do zero

Em uma experiência imersiva, os alunos irão aprender, durante três meses, as habilidades mais relevantes de programação, desde o básico da linguagem até uma introdução à análise de dados e machine learning. O treinamento utiliza a metodologia Le Wagon, testada e reconhecida internacionalmente. 

Ao final do curso, cada participante terá construído uma aplicação digital, inteiramente funcional, partindo do zero: desde a concepção do produto, passando pela programação e concluindo com a implantação (deploy).

O projeto é parte do investimento da Enap para alavancar o potencial criativo dos servidores públicos por meio do aprendizado de novas linguagens e desenvolvimento de novas competências na resolução de problemas complexos. 

A iniciativa conta com  apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais  (Flacso) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, no âmbito do programa CapacitaGov.br, além de parcerias institucionais com a Receita Federal do Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Infraestrutura. Com isso, busca-se desenvolver as competências necessárias para melhorar a gestão e a prestação de serviços públicos no contexto de transformação digital no setor público. 

Para mais informações sobre o conteúdo, acesse a programação completa.



Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap encerra curso de análise de dados, voltado exclusivamente para mulheres

Agora, as servidoras públicas federais poderão aprofundar seus estudos em trajetórias como cientistas ou engenheiras de machine learning

Publicado em:
13/11/2023
Livro mostra como aplicar a ciência de dados em políticas públicas

A publicação traz métodos e recomendações práticas dos alunos da especialização em ciência de dados em áreas como saúde pública e desmatamento

Publicado em:
01/02/2023
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Oficinas de programação web movimentam Semana de Inovação

Cursos encorajam gestores a entender mais sobre tecnologia para aperfeiçoar contratação de serviços 

Publicado em:
10/08/2022