Ao longo do tempo, o concurso recebeu mais de 2 mil inscrições e premiou mais de 400 experiências inovadoras

Tradicionalmente realizada na Semana da Inovação, a premiação do Concurso Inovação no Setor Público deste ano foi realizada na última quinta-feira (3/12) de forma online e em tempo real, com participação de pessoas de todo o país, incluindo os sete estados brasileiros das iniciativas finalistas.

O prêmio permite descobrir que há todos os tipos de inovação acontecendo no setor público. Nesta 24ª edição, há iniciativas das áreas de saúde, segurança pública e meio ambiente ao atendimento e engajamento do cidadão, redução de custos, melhoria de processos, uso de robôs e inteligência artificial. Chama a atenção também o tempo de implantação e coleta de resultados: a maioria tem um ano de implantação, mas vários projetos iniciaram dois ou três anos antes, ou seja, há um tempo de elaboração e maturação das iniciativas. 

Com o propósito claro de incentivar a inovação, o prêmio reconhece e valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas que tragam melhorias na gestão das organizações e políticas públicas, trazendo reconhecimento e promovendo a disseminação das práticas em nível nacional, com o objetivo primeiro de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população, tornando o estado cada vez mais eficiente. Pela primeira vez em 2020 a Enap lançou uma categoria com participação de iniciativas municipais (de capitais de estados) para reconhecer a inovação em todos os níveis de governo. 

After da Semana

A premiação deste ano dá continuidade à agenda de inovação promovida pela Semana de Inovação, realizada de 16 a 19 de novembro, inclusive com a companhia de comédia Melhores do Mundo, que participaram da Semana.

Diogo Costa, presidente da Enap, centrou sua fala na burocracia, que pode ser entendida como métodos, processos e forma de organização ou como regras inadequadas, obsoletas, complexidades que não adicionam valor ao trabalho público. Ele afirmou que as iniciativas do prêmio fazem fugir da esclerose burocrática, dando dinamismo e mudando a forma de realizar. “A beleza está nas iniciativas das pessoas que, mesmo em uma alta posição [de resultados] querem deixar o jogo mais simples, menos complexo, mais fácil, mais eficiente, menos rígido e mais fluído. Parabéns a todos que participaram” disse Diogo. 

Veja o vídeo com as iniciativas premiadas

 Sobre os nove vencedores do Prêmio Inovação 2020

Categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder executivo Federal, estadual e do Distrito Federal

1º Lugar: Sistema de Credenciamento de Empresas e Sistema de Rastreabilidade - Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – MG 

Serviço público com qualidade, transparência e desburocratização

2º Lugar: ProScheduleSolver - Geração de escalas para profissionais da saúde – Hospital de Clínicas de Porto Alegre – RS

Unindo conhecimentos acadêmico e hospitalar, o projeto apresenta ferramenta automatizada para elaboração de escalas 

3º Lugar: Gestão de Qualidade: sistema de vigilância extubação não planejada – Universidade Federal do Paraná – PR

Checklist para avaliar dispositivo, paciente e ambiente, com envolvimento da família. Solução de baixo custo, fácil implementação e replicabilidade.  

Categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal

1º Lugar: Carteira de Trabalho Digital – Ministério da Economia – DF

23 milhões de trabalhadores baixaram a Carteira de Trabalho Digital. Economia de R$ 7 milhões ao ano. 

2º Lugar: Uso de inteligência artificial e eficiência nas ouvidorias públicas Universidade Federal do Rio Grande do Norte – RN

Como ouvir mais e responder mais rapidamente aos usuários a custo zero? Cem por cento das demandas respondidas no prazo 

3º Lugar: Otimização da fiscalização de emissões atmosféricas veiculares Ministério da Justiça e Segurança Pública – MG

De testes que custavam R$ 800 reais para testes que custam 2 centavos. Foco na melhoria da qualidade do ar que respiramos  

Categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal

1º Lugar: Modelo de apoio à fiscalização de equipamentos públicos de alimentação - Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte – RN

Solução que beneficiou os usuários de 56 restaurantes populares contratados pelo Estado em 36 municípios, fornecedores de 30 mil refeições por dia 

2º Lugar: Programa Municipal de Linguagem Simples – Prefeitura Municipal de São Paulo – SP

De uma linguagem burocrática para uma linguagem simples e compreensível para o cidadão 

3º Lugar: Confecção de Órteses de Baixo Custo – Hospital Geral de Vitória da Conquista – BA 

Humanização no atendimento, valorização do paciente, materiais de baixo custo, olhar da equipe multidisciplinar, replicabilidade. Otimização de recursos do SUS. 

Parabéns a todos os participantes. Em breve será lançado o Prêmio de Inovação no Setor Público, edição 2021.

 

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