Turma piloto em parceria com a líder global em desenvolvimento de talentos formou 16 pessoas 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (21), o encerramento do projeto piloto de mentoria para Altos Executivos do setor público. O evento, em formato dinâmico,  trouxe os os resultados e lições aprendidas durante a experiência, e contou com a participação de mentores, mentorados e convidados especiais. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento da nova edição. As inscrições para a próxima turma estão abertas até 3 de novembro.

Para o presidente da Enap, Diogo Costa, os resultados da turma piloto evidenciam como a mentoria no setor público é tão importante quanto no setor privado, terceiro setor e academia. “Lembro de conversar com uma headhunter e ela contar que escolher com quem você trabalha, quem vai ser o seu mentor no trabalho, é mais importante do que escolher a organização em que trabalha. E talvez seja verdade no setor público. Às vezes, o seu mentor, a sua mentora, tem mais impacto na sua carreira do que o seu próprio órgão”, relata. 

A turma piloto foi oferecida pela Enap em parceria com a Lee Hecht Harrison - LHH, líder global em desenvolvimento de talentos e transição de carreira, a mentoria para altos executivos, formou 16 pessoas de mais de 130 inscritos.  Ao longo de oito meses, os mentorados compartilharam experiências e investiram no desenvolvimento de suas carreiras com 11 mentores referências no serviço público, em encontros mensais.. 

Para Costa, o sucesso da turma piloto fortalece também o papel da Enap de ser uma mentora do serviço público brasileiro, ao aprender com as experiências, melhores práticas e o conhecimento da trajetória dos servidores. 

Histórias únicas, trajetórias compartilhadas

Outro ponto destacado na mentoria é sua singularidade, uma vez que a riqueza obtida na troca de experiências entre profissionais contribuiu para o desenvolvimento das carreiras dos servidores.  “Cada parceria entre menor e mentorado é uma trajetória única e escreve uma nova história na vida dessas pessoas”, afirma Costa. “A mentoria traz uma visão para a carreira do servidor que não é apenas a corporação e o normativo. E sim uma trajetória de vida pessoal”, complementa.

Simone Maia, representante da LHH, destacou dois grandes aprendizados da turma piloto. “O primeiro no foco na carreira do servidor, no desenvolvimento de novas competências e habilidades, que retorna ao país em forma de valor público. O segundo é a troca de experiências e aprendizados compartilhadas, que são aplicadas a situação de cada de pessoa”.  

Uma troca de aprendizagens entre mentor e mentorado

O evento contou com a participação de uma das duplas formadas na turma. Para Cristiano Heckert, que foi mentor da servidora Vládia Pompeu, um dos pontos cruciais foi o match entre mentor e mentorada,  que reuniu duas pessoas de personalidades diferentes, mas que se complementam. 

Para Heckert, a participação foi uma das experiências mais gratificantes ao longo dos seus mais de 15 anos de carreira no serviço público. “Sem dúvida, a experiência foi muito enriquecedora, que funcionou de forma bi-dimensional, em que ambos trocaram experiências e cresceram juntos”, afirma. 

“O match aconteceu de forma muito feliz e rendeu bons frutos”, afirmou Vládia. “Aprendemos muito mais juntos sobre a capacidade de planejar. Muitas vezes a gente sabe onde chegar, mas falta planejamento e foco”. Para ela, o mais importante da mentoria foi “o resultado concreto num processo leve, produtivo e de muito ganho”. “A gente sai desse processo com um ganho pessoal e profissional muito grande, saí também com amigo e um cúmplice para vida toda que te ajuda a construir a sua trajetória”, pontuou. “Nenhuma capacitação profissional que tive me proporcionou esse ganho [obtido com a mentoria]”, conclui Vládia. 

Mentores e mentorados

A mentoria para Altos Executivos da Enap é um processo aprendizagem no qual o mentor é um líder ou um profissional mais experiente que investe tempo, compartilha conhecimento e emprega seu esforço com a finalidade de apoiar o desenvolvimento de vida e carreira do seu mentorado.

A mentoria não se destina a tratar projetos específicos, mesmo quando são muito importantes. Ela não trata, por exemplo, do acompanhamento e desenvolvimento com foco em performance e desempenho do mentorado em relação às atividades que desempenha no dia a dia. O objetivo da mentoria é traçar planos de desenvolvimento e carreira estruturados, considerando os objetivos organizacionais, aliado às necessidades individuais.

 

Por que fazer mentoria

A capacidade de o Estado oferecer respostas efetivas às necessidades da sociedade está diretamente conectada ao desenvolvimento dos profissionais envolvidos. A possibilidade de escolher e planejar os próximos passos de carreira, com base nas fortalezas pessoais e profissionais e em uma visão estruturada do futuro, favorece a melhoria da performance dos líderes do setor público.

Maurício Wanderley, mentor da primeira edição, se diz muito surpreso, uma vez que percebeu o quão importante é parar para refletir sobre a carreira. E a mentoria permite um caminho em que você se prepara para encarar as incertezas e as complexidades de ser líder.“O processo de você parar e olhar o seu passado. Refletir sobre a sua carreira, seus erros e acertos, quais os pontos fortes, quais são as oportunidades de melhorias. Fazer tudo isso de forma estruturada é muito rico”, afirma Maurício.

Nova turma

As inscrições para a turma 2 da mentoria para altos executivos já estão abertas e vão até 3 de novembro.  Durante seis meses, de dezembro de 2021 a junho de 2022, os 24 selecionados terão a oportunidade de receber o acompanhamento individual de um mentor sênior que o auxiliará com seus conhecimentos e experiências.  

O programa possui 5 etapas: seleção dos participantes, formação das duplas, preparação dos participantes, no mínimo 6 encontros mensais de mentoria e acompanhamento e avaliação.

A nova turma terá 16 mentores: 

  • Agnes M. da Costa: chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios no Ministério de Minas e Energia
  • Berenice Giannella: foi secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em SP e Secretária Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes 
  • Cristiano Heckert: secretário de Gestão no Ministério da Economia, professor e autor de livros.
  • Fabiana Rodopoulos: secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União no Ministério da Economia. 
  • Fabrício Marques: presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD) e Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas 
  • Francisco Gaetani: professor da FGV. Foi Presidente da Enap e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente. 
  • Glaucia Macedo: gerente de Gestão Pública e Educação no Humanize Institute
  • Helena Kerr: sócia Diretora da LiDiversas - Liderança & Diversidade. Membro suplente do conselho fiscal da Elektro. Foi presidente da Enap.
  • Humberto Falcão: professor da Fundação Dom Cabral e visiting fellow na London School of Economics.
  • Iêda Cagni: secretária-Geral de Administração da AGU e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil.
  • Luciano Timm: advogado e professor na FGV. Foi Secretário Nacional de Proteção ao Consumidor do Ministério da Justiça.
  • Marcelo Guaranys: secretário Executivo do Ministério da Economia
  • Marcelo Sampaio: secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura
  • Marcio Lacerda: ex-prefeito de Belo Horizonte. Foi Secretário-Executivo do Ministério de Integração Nacional.
  • Maurício Wanderley: especialista sênior no Tribunal de Contas da União (TCU). Foi Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) 
  • Regina Pacheco: professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da FGV/SP. Foi presidente da ENAP. 
  • Renata Vilhena: professora da Fundação Dom Cabral. Foi Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de MG e Secretária Adjunta no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Virgínia Bracarense Lopes: superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de MG
  • Weber Sutti: diretor de projetos na Fundação Lemann. Foi Secretário na Prefeitura Municipal de São Paulo/SP e Chefe de Gabinete no Iphan e no Ministério das Cidades  

Saiba mais em http://gov.br/enap/mentoria

 

Confira as fotos:

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap reúne mentores e mentorados no encerramento da 3ª edição do programa de mentoria

Na solenidade, mentores receberam troféus em reconhecimento ao trabalho realizado

Publicado em:
15/02/2023
Enap lança rede de fomento à mentoria no setor público

Iniciativa já conta com multiplicadores em 11 órgãos. Estratégia é consolidar a cultura de mentoria.

Publicado em:
17/11/2022
Enap lança cartilha para multiplicar iniciativas de mentoria no setor público

Documento traz o passo a passo para órgãos públicos 

Publicado em:
26/10/2022
Alunos da FGV participam de imersão na Enap

Durante uma semana eles acompanharam todos os passos da elaboração de uma política pública

Publicado em:
05/05/2022