A oficina tem como objetivo partilhar as experiências de campo e planejar os próximos passos

Na última segunda-feira (18/12), as cinco equipes municipais participantes do programa "Cidades que Transformam" realizaram a última oficina da etapa 2 - Campo da 4ª Jornada de Inovação: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. Nesta edição, o evento inovou com uma oficina estratégica intensiva, coordenada pela Coordenação-Geral de Serviços de Transformação Governamental (GNova Transforma) da Diretoria de Inovação (GNova) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e reuniu participantes e facilitadores com a meta de coletivizar aprendizados, identificar públicos-alvo, afunilar desafios sociais e definir enunciados de problemas.

O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos na construção de cidades inclusivas, diversas e empreendedoras. Os participantes percorrem uma Jornada de Inovação para observar e solucionar desafios relacionados com o alcance das ações previstas na Agenda 2030, das Nações Unidas. 

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto ANDUS, o Cidades de Transformam e a 4ª Jornada de Inovação.

A oficina foi dividida em dois momentos: na primeira parte, divididos em grupos em que cada convidado compartilhava como foi sua experiência e seus registros no diário de campo. A dinâmica contou com o uso da ferramenta PROGRESS, que ajuda a detectar e descrever grupos afetados com a implementação de uma ação. Na segunda parte, as equipes foram convidadas a construir uma persona do principal público beneficiário, e refletir sobre aspectos de equidade, além dos pontos de dor e motivações observados na fase de campo. 

Nas conclusões, por se tratar de uma jornada voltada à gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, ficou constatado que os públicos favorecidos de vários municípios são os catadores de materiais recicláveis e a população em geral. “As equipes municipais foram convidadas também a pensar quais os elementos que motivam esse público e as informações sobre os marcadores de equidade, como lugar de residência, raça, cor, ocupação, gênero, religião, escolaridade e qual a situação socioeconômica e capital social desse grupo”, ressaltou a responsável da Enap por gerenciar o projeto, Kauara Rodrigues. 

Próximos passos

A 4ª Jornada será retomada no dia 22 de janeiro de 2024 com um encontro para apresentação de resultados do campo. As cinco equipes municipais deverão mostrar seus produtos sistematizados e receber feedbacks da equipe técnica, de parceiros e da Enap.

A próxima etapa de ideação acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro. “É a fase de concepção da solução, fundamentada por dados e evidências coletadas e gerados nas etapas anteriores. Ao final, é esperado que as equipes municipais apresentem o desenho de uma solução que seja viável, desejável e tecnicamente possível de ser desenvolvida e implementada”, explicou Kauara.

Clique aqui e saiba mais sobre as etapas anteriores da 4ª Jornada de Inovação.

Realização

A iniciativa é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O Instituto Veredas atua como parceiro técnico da Enap para a realização das oficinas.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

4º Jornada de Inovação Cidades que Transformam avança em mais uma etapa

As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Publicado em:
29/01/2024
GNova Lab entrega desenho do laboratório de inovação da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde

A entrega foi realizada pela equipe da Enap, responsável por coordenar os trabalhos de desenvolvimento do novo laboratório de inovação

Publicado em:
30/11/2023
Projeto Inovação Cidadã divulga resultado final da chamada pública

A chamada pública convocou equipes de servidores federais para a 4ª edição da Janela GNova - Inovação Cidadã

Publicado em:
26/10/2023
Diretoria de Inovação busca consultor para elaborar plano de disseminação para Rede InovaGov

Inscrições abertas no período de 11 à 20 de outubro de 2023

Publicado em:
25/09/2023