Lançado em agosto pela Enap, o aplicativo de políticas públicas será indicado como modelo para outros países

O aplicativo Bora ganhou reconhecimento internacional, um atestado de qualidade e do efetivo potencial de contribuição para a inovação no serviço público mundial. Lançado em agosto de 2022 pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para estimular a interação entre gestores e pesquisadores das políticas públicas, o aplicativo passou a fazer parte do banco de soluções do Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI, na sigla em inglês), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa instituição há seis décadas se dedica a estimular discussões entre os associados, países que apoiam os princípios da democracia representativa e as regras da economia de mercado.

O OPSI tem como missão incentivar a adoção de recursos inovadores. Para isso,o observatório reúne casos de sucesso dentro do serviço público no mundo todo. “Temos o prazer de informar que seu projeto será priorizado para publicação na OPSI Case Study Library (biblioteca de estudo de casos) como uma inovação líder”, informa mensagem recebida pela Enap. “(O Bora) tem grande potencial de sucesso e replicação e esperamos que, ao publicá-lo na biblioteca, seu trabalho possa inspirar outros governos a agir”, conclui o texto da OCDE. 

O coordenador de ciência de dados da Enap, Pedro Masson, que desde o início participou do processo de criação do aplicativo, comemorou. “A realização de projetos inovadores é a marca da Enap, instituição pública da qual eu tenho muito orgulho de fazer parte”. E completa: “um trabalho inovador e reconhecido como o Bora não é feito por uma pessoa, mas por um time engajado, comprometido e, claro, criativo”.

O Bora ganhou espaço no site da organização internacional:https://oecd-opsi.org/innovations/bora-app/. O texto em inglês descreve o aplicativo e elogia a iniciativa da Enap porque é uma ação para colocar a tecnologia a favor da transparência, das relações profissionais qualificadas, com valor público, que funcionaria como uma vitrine gratuita onde gestores de políticas e pesquisadores podem combinar projetos de interesse mútuo. “Sempre que houver vontade de desenvolver uma conexão, basta o usuário clicar no botão Bora e aguardar o match (ou combinação)”, informa a descrição feita pelo OPSI.

Namoro

Bora é um acrônimo que reúne as iniciais de banco de dados de relacionamento on-line para avaliadores. A sigla designa um programa gratuito para dispositivos eletrônicos móveis que visa aproximar gestores de políticas públicas e pesquisadores capazes de avaliar essas ações governamentais, função semelhante aos aplicativos de namoro. O pré-lançamento foi em agosto passado, durante a Semana de Inovação da Enap e está disponível para download nas principais lojas de apps. O seu desenvolvimento começou em fevereiro de 2022 e contou com a parceria de técnicos da Universidade de Brasília (UnB).

O objetivo era criar uma ferramenta que conectasse gestores públicos e estudiosos da área de políticas públicas. A equipe inicial reuniu quatro desenvolvedores frontend, uma analista de qualidade, uma designer e uma coordenadora técnica, todos estreantes na construção de um aplicativo. A versão preliminar do app ficou pronta depois de seis meses, para apresentação durante a Semana de Inovação,evento que reúne especialistas em inovação pública do Brasil e de várias partes do mundo.

Atualmente, uma equipe de técnicos da Enap se dedica à manutenção e ao aperfeiçoamento do aplicativo. “Ele é fruto de trabalho coletivo intenso”, conta a analista técnica de políticas sociais, Carolina Coppetti, que assumiu neste mês a gerência de gestão do projeto. “Um reconhecimento dessa importância, vindo da OCDE, só nos motiva a continuar com o desenvolvimento e o aprimoramento da ideia”, finalizou.

 

Para saber mais:

https://bora.enap.gov.br/

https://oecd-opsi.org/innovations/bora-app/

https://enap.gov.br/pt/acontece/noticias/enap-lanca-aplicativo-que-conecta-pesquisadores-e-gestores#:~:text=Para%20promover%20esse%20encontro%20e,a%20Semana%20de%20Inova%C3%A7%C3%A3o%202022.

https://andeps.org.br/app-bora-passa-a-integrar-observatorio-da-inovacao-no-setor-publico-da-ocde/