A oportunidade será para contribuir em projetos de inovação e transformação governamental com municípios. Inscrições vão até dia 17 de abril.

Estão abertas, até 17 de abril,  inscrições para o processo seletivo que vai contratar uma consultoria técnica para o programa Cidades que Transformam. O profissional selecionado deverá contribuir com mentoria e apoio metodológico em projetos de inovação e transformação governamental em municípios.

Em 2021, GNova Transforma lançou chamada de projetos para compor a equipe em 2022. A iniciativa visa apoiar governos municipais na construção de soluções inovadoras para desafios públicos relacionados com a Agenda 2030 da ONU.

Essa contratação busca profissional com experiência em serviços de orientação e mentoria. Durante a consultoria, serão executadas as atividades de  registro, análise e sistematização de aprendizados e boas práticas no contexto do Cidades que Transformam, para fins de gestão do conhecimento e disseminação.

Atividades a serem desempenhadas:

  • Realizar revisão bibliográfica e de fontes documentais relacionadas à inovação no setor público no contexto municipal.
  • Apresentar proposta preliminar de estruturação da publicação.
  • Analisar e sistematizar informações sobre o programa, com foco no seu contexto, objetivos, metodologias, estratégias de execução e parcerias, para disseminação.
  • Pesquisar, sistematizar e propor abordagens metodológicas, técnicas e atividades para qualificar projetos de inovação e transformação governamental, com ênfase na inovação em nível municipal.
  • Avaliar e propor recomendações de melhoria para qualificar o Cidades que Transformam, e apresentar proposta de revisão do desenho metodológico de suas etapas subsequentes.
  • Prover apoio metodológico e mentoria para o desenho das jornadas do Cidades que Transformam, com o objetivo de qualificá-las e promover oportunidades para aprendizados transversais, com base em orientações e parâmetros técnicos definidos pela Enap.
  • Prover apoio metodológico e mentoria para o desenho ou revisão do percurso dos projetos, de forma a contribuir para necessidades de interação, aprendizado e desenvolvimento dos produtos e alcance dos seus objetivos, com base em orientações e parâmetros técnicos definidos pela Enap;
  • Apoiar e articular os times responsáveis pela coordenação e facilitação dos projetos da iniciativa Cidades que Transformam, de forma a contribuir para a qualificação técnica e a transversalidade de aprendizados e para o atendimento a necessidades específicas dos projetos.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de inovação e transformação governamental que compõem o Cidades que Transformam, participando de oficinas e outros eventos síncronos quando convidado(a).
  • Realizar interlocução com parceiros internos e externos para levantamento de dados e informações que subsidiem a elaboração dos produtos previstos.
  • Analisar e sistematizar dados e informações relacionados a projetos de transformação governamental que compõem o Cidades que Transformam, com vistas à disseminação, a partir de relatórios de sistematização e facilitação, entrevistas com atores envolvidos e outras fontes, descrevendo, entre outros, o problema ou desafio público, escopo do projeto, o percurso, as diferentes abordagens, metodologias e ferramentas empregadas e os produtos e resultados almejados e obtidos.
  • Elaborar proposta de publicação sobre conhecimentos, abordagens metodológicas, técnicas e habilidades para o desenvolvimento de projetos de inovação e transformação governamental em contextos municipais, consolidando os aprendizados metodológicos e práticos adquiridos na iniciativa Cidades que Transformam e sua importância para a Agenda 2030 e para a geração de capacidades em servidores e gestores municipais.
  • Apresentar o resultado da consultoria em, ao menos, um evento de disseminação a ser planejado e executado pela Enap.

Conhecimentos ou habilidades necessárias:

  • Graduação em qualquer área do conhecimento.
  • Experiência profissional mínima de 4 (quatro) anos na aplicação da abordagem do design para o desenvolvimento de projetos de inovação no setor público, exceto docência.
  • Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos em, ao menos, 15 projetos de inovação, dos quais, no mínimo, 12 projetos com o setor público, exceto docência.
  • Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos realizados totalmente por meio remoto em, ao menos, 5 projetos de inovação, exceto docência.

Experiências desejáveis:

  • Graduação ou pós em design.
  • Experiência profissional em docência de cursos (presenciais ou à distância, com carga horária mínima de 20h) relacionadas à inovação no setor público e a abordagens e metodologias de design.
  • Autoria de publicações com temáticas relacionadas à inovação no setor público e a abordagens e metodologias de design.

O contrato terá a duração de 180 dias a partir de sua assinatura.

Saiba mais informações acessando os links abaixo: 

Edital: Edital Enap nº 37 

Termo de Referência: Termo de Referência Cooperação Internacional nº 1/2022

Inscreva-se já:  https://bit.ly/consultoria_inovacao_municipios 


Em caso de dúvidas ou dificuldade com os links, o candidato poderá entrar em contato com a Enap pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando no assunto: Inovação com Municípios - seleção consultor(a) Pnud.

Contratação Inovacao com Cidades ajustado

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Controladoria-Geral do Município de Recife abre processo seletivo para preenchimento de seis vagas

Podem participar profissionais sem vínculo com a administração pública ou servidores públicos de qualquer uma das esferas e poderes

Publicado em:
22/08/2023
Projeto Cidades que Transformam realiza oficina de trabalho em Ribeirão Preto

A capacitação de agentes públicos foi realizada presencialmente, no município paulista, por facilitadores da Enap

Publicado em:
25/05/2023
Evento na próxima segunda-feira (12) fortalece a temática de inovação

Realizado na Enap, o “GNova Celebra” reúne ecossistemas de inovação no setor público e promove iniciativas inovadoras

Publicado em:
07/12/2022