Inscrições estão abertas para startups na 1ª rodada e para órgãos e entidades públicas na 2ª rodada. O apoio financeiro será de até R$ 80 milhões, no total

A seleção pública “Soluções de IA para o Poder Público” está com duas chamadas abertas: uma para startups e outra para instituições públicas. O projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA), para aplicação em problemas reais enfrentados pelo setor público.  

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que conta com apoio técnico da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A primeira rodada, com prazo até 12/09, está recebendo inscrições de startups de inteligência artificial interessadas em concorrer ao apoio financeiro para desenvolvimento de soluções em um dos 12 desafios tecnológicos mapeados por órgãos públicos - Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Já a segunda rodada tem prazo mais curto: até 06/09. O público-alvo são órgãos e entidades públicas do nível federal que queiram apresentar outros problemas ou desafios públicos além dos 12 já mapeados para a primeira rodada. Os órgãos selecionados na segunda etapa receberão apoio técnico da Enap para elaboração dos seus desafios tecnológicos e terão soluções desenvolvidas por startups com recursos do projeto.

O resultado final da fase inicial será divulgado no dia 9 de dezembro e o da segunda etapa em 19 de setembro. O financiamento previsto na primeira rodada é de até R$36 milhões. Confira o cronograma e saiba onde obter mais informações sobre cada etapa:

Rodada

Prazo

Público alvo

Objetivo

Inscrições

Mais informações

Contato

1ª rodada

12/09

Startups de IA

Selecionar propostas de soluções para recebimento de recursos de subvenção econômica

https://forms.finep.gov.br/forms/externo/

https://bit.ly/docs_solucoes_IA e gov.br/desafios 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2ª rodada

06/09

Órgãos e entidades federais

Selecionar problemas e desafios públicos que terão soluções desenvolvidas por startups

https://bit.ly/ChamadaDesafiosIA

https://desafios.enap.gov.br/pt/blog/novidades/chamada-solucoes-ia

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Soluções de Inteligência Artificial LIVE

Primeira rodada

A busca por soluções de inteligência artificial para o poder público começou com 12 desafios tecnológicos que já haviam sido identificados na ANS, Anvisa e Mapa. A primeira rodada está em andamento, com a seleção de startups que apresentarão propostas para esses 12 desafios, como:

- ANS: Uso de IA para análise de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde. Contexto: mais de 70 mil documentos de respostas a reclamações de usuários foram preparados por 50 analistas no ano de 2021. Resultado esperado: atingir 75% das reclamações avaliadas por meio de análises automáticas.

- Anvisa: IA para avaliação de autorizações de funcionamento de empresas. Contexto: mais de 30 mil solicitações de autorização de funcionamento de empresas são realizadas por ano e precisam ser analisadas. Resultado esperado: redução de, pelo menos, 75% do tempo médio de conclusão dos pedidos.

- Mapa: Uso de IA para análise de dados e documentos de certificação de produtos de pesca. Contexto: O trabalho de certificação dos produtos da pesca exige grande trabalho operacional e consulta a um grande conjunto de bases. Resultados esperados: redução do tempo de análise em 99% e automação do processo de emissão do Certificado de Acreditação de Origem Legal (CAOL) em 90%.

Confira todas as informações no site da Finep: https://bit.ly/docs_solucoes_IA.

Startups que precisarem de esclarecimentos adicionais podem mandar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segunda rodada

Órgãos e entidades federais devem submeter seus desafios preenchendo um formulário eletrônico de candidatura. Os interessados podem se inspirar nos desafios elaborados anteriormente (na primeira rodada) para formular e inscrever seus desafios.

Cada órgão deve inscrever de dois a seis desafios e indicar ao menos dois pontos focais para acompanhar, na fase posterior, a preparação de todas as iniciativas inscritas.

Inscreva seus desafios 

As propostas serão avaliadas por uma comissão de seleção composta por representantes da Finetp, MCTI, SGD/ME e Enap. Os critérios de avaliação serão os seguintes:

  • ·         Clareza e objetividade na apresentação do problema ou desafio público;
  • ·         Disponibilidade de referências, dados e informações sobre o problema ou desafio público;
  • ·         Potencial de resolução do problema por inovação aberta;
  • ·         Viabilidade de resolução do problema por inteligência artificial; e
  • ·         Baixo número de iniciativas com uso de inteligência artificial na entidade.

Com essa iniciativa, a Enap espera identificar desafios com maior potencial de impacto positivo para a melhoria dos serviços das entidades participantes. Ao mesmo tempo, pretende desenvolver capacidades para adoção da inovação aberta e de inteligência artificial no setor público, minimizando inseguranças com relação a esses dois temas e servindo como referência para projetos futuros.

Para obter todas as informações sobre a chamada, acesse https://desafios.enap.gov.br/pt/blog/novidades/chamada-solucoes-ia

Se precisar se comunicar com a Enap, envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
Startups interessadas no uso de inteligência artificial poderão participar de seleção pública

O formulário de apresentação de propostas será disponibilizado no dia 14/03

Publicado em:
12/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Enap promove encontro em comemoração ao Dia da Bibliotecária (o)

Evento reunirá participantes para debater a evolução da biblioteconomia; celebração terá também apresentações culturais com profissionais da área

Publicado em:
03/03/2024