A disponibilidade de dados oferece oportunidades para a construção de políticas públicas eficazes. O tema foi debatido no último Frontend

Dados são importantes fontes de informação que possibilitam análises, estudos e até o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências que podem garantir um melhor acesso da população a seus direitos. No entanto, a  transparência no setor público vai além do simples acesso aos dados. É preciso saber como utilizá-los para poder gerar análises mais completas do cenário político e econômico. 

No Fronteiras e Tendências da última quarta-feira (15/09), o professor do Ibmec, da Fundação Dom Cabral e colunista do Valor Econômico Bruno Carazza conversou com o economista e coordenador-geral de ciência de dados da Enap, Leonardo Monasterio, sobre como trabalhar a economia política baseada em dados

Ponto de partida 

Entender o funcionamento do sistema político brasileiro é um dos fatores que Carazza aponta ser possível compreender através da pesquisa minuciosa de informações. “Eu me interesso muito pelo debate público e acho que os dados são fundamentais para nortear esse debate e sair do achismo, sair das posições, principalmente na política que envolve muita ideologia. Acho que os dados colocam a discussão em outro patamar e isso é importante.”

Dados são observações documentadas ou resultados de medições. Bruno salientou a importância de se entender além dos números, dos dados quantitativos, e compreender os processos e contextos em que estão inseridas as informações. “Houve um avanço gigantesco nos métodos e nas formas de processar os dados, mas se a pessoa não entender como isso funciona vai acabar fazendo uma pesquisa que está mais para o ambiente acadêmico do que para o debate público ou que realmente auxilie decisões de políticas públicas,” afirma.

Trabalhar com dados pode ser uma tarefa que exige o conhecimento de diversas plataformas e softwares, Bruno explica que para começar uma pesquisa não é necessário conhecer e entender todos eles. “Uma dica que dou para quem se interessa por esse universo de dados é começar com o básico - conversar com o velho Excel, com estatística descritiva e depois vai dando os vários passos”, aconselha.

Por fim, o especialista em dados destacou a importância do trabalho em equipe para pesquisas que necessitam deste tipo de informação. “É preciso trabalhar em equipe e contar com a interdisciplinaridade. Ao derrubar essas barreiras você acaba produzindo resultados que são realmente significativos e podem contribuir para o avanço da ciência e para a melhoria das políticas públicas.”

Confira abaixo os principais pontos da conversa entre Bruno Carazza e Leonardo Monasterio:

 

 

Conteúdo relacionado

Grupo de trabalho de enfrentamento ao assédio e à discriminação entrega relatório final das atividades

Membros do GT também apresentaram à ministra Esther Dweck a proposta do Plano Federal de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação

Publicado em:
07/02/2024
Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024
Enap avalia processos de construção de propostas do Plano Plurianual 2024-2027

Escola, em parceria com o MPO, promoveu entre março e junho de 2023 oficinas com ministérios para proposição do PPA

Publicado em:
18/01/2024
Ano de 2023 marca a história da Enap

Em um ano de reconstrução, a Escola teve recorde de inscrições nos cursos à distância, capacitações inéditas para pessoas negras, auditório novo e muito mais! Confira!  

Publicado em:
15/01/2024