Enap em Rede

Dúvidas gerais

As inscrições devem ser feitas diretamente no site da Enap, onde o candidato deve escolher as turmas disponíveis na sua cidade ou região. A seleção é realizada pela instituição parceira que sediará a turma e validada pela Enap por meio de mensagem eletrônica de matrícula. As turmas ofertadas no Programa são sempre gratuitas.

Para ter acesso às turmas do Programa no site da Enap, acesse: "Cursos" e em seguida “Educação Executiva" - faça a pesquisa de acordo com o seu interesse. As turmas são abertas no decorrer do ano, por isso fique atento aos prazos.

O mecanismo de pesquisa também pode ser acessado diretamente pelo link: https://suap.enap.gov.br/vitrine/

Após a seleção da turma, que segue critérios pré-estabelecidos pelo Programa, os candidatos selecionados e os não selecionados receberão, no prazo de 12 dias antes do início do curso, e-mail com a confirmação ou não confirmação da matrícula. Na mensagem enviada aos alunos selecionados constará o endereço e horário de realização do curso. A inscrição estará confirmada a partir do recebimento dessa mensagem.

Não há reserva de vagas, as matrículas obedecem à ordem de inscrição e a outros critérios estabelecidos previamente.

O Enap em Rede tem como objetivo oferecer oportunidades de capacitação em cursos presenciais de curta duração para os servidores públicos federais, estaduais e municipais do Poder Executivo. No caso de vagas remanescentes, a Escola abre o acesso também para servidores públicos civis e militares e empregados públicos de todas as esferas e poderes.

Além disso, a justificativa para inscrição no curso, incluída pelo servidor no início do processo, é outro fator considerado no processo seletivo e, portanto, deve haver alinhamento mínimo entre perfil e cargo do interessado e os objetivos do curso.

A Escola busca de modo ativo e seleciona as instituições do Programa a partir de critérios variados, a exemplo da quantidade de servidores públicos civis do Poder Executivo na região, o tipo de instituição (esfera, poder etc.) e o orçamento anual disponível para execução do Programa, dentre outros.

Caso haja interesse de sua instituição na participação do Programa, envie uma mensagem para enapemrede@enap.gov.br que analisaremos a solicitação e responderemos em seguida.

Envie uma mensagem para enapemrede@enap.gov.br e entraremos em contato em um prazo máximo de dois dias úteis após o recebimento.

O Enap em Rede é uma iniciativa da Escola para oferecer eventos e cursos presenciais de curta duração para desenvolvimento profissional de servidores públicos lotados fora de Brasília. Como a Enap não possui infraestrutura em todos os estados, firmamos parcerias com institutos federais, universidades federais, escolas de governo federais e estaduais para que essas organizações executem os cursos na ponta junto com a gente.