A Enap e a Secretaria de Governo Digital abrem inscrição para processo de seleção para a constituição de banco de talentos de profissionais qualificados com potencial para o exercício de cargos de lideranças de tecnologia da informação e comunicação, sejam do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) ou das Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), dos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

A gestão do banco de talentos será realizada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que também será responsável pela organização de atividades de desenvolvimento, formação e fomento à formação de rede profissional.

 

Resultados Esperados

São esperados os seguintes resultados, por meio da atuação das lideranças da Transformação Digital:

- Viabilizar entregas finalísticas por meio de soluções de tecnologia da informação;

- Viabilizar a transformação digital de seus respectivos órgãos;

- Atuar estrategicamente, ao prospectar novas soluções tecnologicamente adequadas e alinhadas às necessidades de seus respectivos órgãos;

- Gerir os recursos de tecnologia da informação, em observância ao disposto nos normativos do órgão central do Sisp;

- Mobilizar equipes que atuam com tecnologia da informação!

O potencial de alcance de resultados será avaliado com base no perfil de competências desenvolvido para esta seleção.


Quem pode se inscrever?

Poderão participar servidores públicos ocupantes de cargos efetivos ou em comissão de todas as esferas de governo, bem como de profissionais sem vínculo com a administração pública.

Importante que interessado atenda os critérios gerais e específicos de participação. A declaração de atendimento a estes critérios é condição de envio da própria inscrição!

Como se inscrever?

O formulário para inscrição encontra-se disponível em https://questionario.enap.gov.br/

As inscrições poderão ser feitas no período de 23 de maio a 02 de junho!

O que devo providenciar para me inscrever?

  • - Currículo Lattes atualizado;

  • - Gravar vídeo com até 3 minutos de duração com memorial da trajetória profissional (Serão observados a postura, argumentação, coerência e coesão do discurso, adequação do estilo de comunicação e criatividade!)

Critérios gerais de participação

O candidato deverá declarar que atende aos seguintes critérios:

  • - Ter idoneidade moral e reputação ilibada;

  • - Perfil profissional ou formação acadêmica compatível com as atribuições gerais previstas neste edital;

  • - Não se enquadrar nas hipóteses de inelegibilidade previstas no inciso I do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.

Critérios específicos

O candidato deverá declarar que atende a pelo menos 3 dos 4 critérios indicados, os quais comporão a análise curricular:

  • - 3 (três) anos de experiência profissional, que envolvam projetos na área de gestão de projetos em TIC, no setor público, privado ou terceiro setor;

  • - 1 (um) ano de experiência em função de articulação e/ou negociação com entidades de classe, terceiro setor e outras instituições extra governo;

  • - 2 (dois) anos de gerenciamento de equipes com o mínimo de 05 (cinco) colaboradores;

  • - 2 (dois) anos no exercício de cargo ou função responsável pela gestão de recursos da ordem de, no mínimo, R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) ao ano.

E o R$ para participação?

Não haverá pagamento de taxa de inscrição para participação no processo seletivo. Mas, o interessado deverá arcar com as despesas de deslocamento para participação, caso selecionado, da 2ª etapa, que será na Enap – Campus Jardim (antiga Esaf) em Brasília/DF.

Quais são as etapas da seleção?

 O processo seletivo será constituído por duas etapas:

etapas da seleção

Central de Atendimento

Informações a respeito do processo seletivo poderão ser obtidas junto à Central de Atendimento da Coordenação-Geral de Recrutamento, Seleção, Formação e Certificação de Competências em Brasília-DF:

http://cse.enap.gov.br

Clique em: Concursos, formação, seleção e certificação de competências   >    Atendimento   >    Seleção banco de talentos do Sisp


Após a seleção, tenho direito à nomeação?

A participação neste processo seletivo é voluntária e não confere aos postulantes direito subjetivo de ocupação de cargo em comissão ou função comissionada, nem precedência e direito à nomeação em face de quaisquer outros postulantes, bem como não descaracteriza a natureza da função comissionada, conforme disposto no art. 7º do Decreto nº 9.727 de2019.

O banco de talentos tem prazo de vigência de 18 meses.

Arquivos

- Edital de abertura


- Resultado provisório da 1ª fase

- Resultado Definitivo da 1ª fase

- Resultado provisório da 2ª fase

- Cronograma atualizado da 2ª fase.