PESQUISAS

A Enap desenvolve e fomenta atividades de pesquisa aplicada sobre gestão pública e sobre políticas públicas. Dessa forma, atua produzindo evidências sobre a gestão pública e o processo das políticas, de modo a apoiar decisões estratégicas. Atua com a perspectiva de pesquisa aplicada e produção de dados e informações para a produção de painéis e análise quantitativa e qualitativa. A ENAP também comissiona relatórios de pesquisa por meio do Programa Cátedras Brasil e por meio de parcerias com outras organizações.

A estratégia de comissionar pesquisa visa o estabelecimento de projetos orientados a constituir evidências e análise a respeito das condições do serviço público, além de redes de conhecimento reunindo academia e practitioners. Prioriza-se a abordagem de estudos comparativos, de forma a promover perspectivas de análise inovadoras, centradas em uma metodologia que permita compreender as especificidades e diferenças do serviço público no Brasil, assim como promover processos de aprendizado com outras experiências.

A Enap também promove a publicação e disseminação de conhecimento aplicado, destacando-se a Revista do Serviço Público, os Cadernos ENAP e livros de referência sobre administração pública.

Parcerias institucionais:
Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO
Fundo de População das Nações Unidas - UNFPA
International Public Policy Association - IPPA
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD
Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP