Enap realizará GNPapo sobre Inovação e Políticas Públicas

Participe!


O GNova, laboratório de inovação da Enap, promoverá, na próxima sexta-feira (14), mais uma edição do GNPapo – Conversa com inovadores de 2019. Desta vez, o evento terá o tema Inovação e Políticas Públicas: Superando o Mito da Ideia. Inscreva-se.

Como inovar em políticas públicas? Tão importante quanto apostar na criatividade nas organizações é desenvolver as capacidades para transformar boas ideias em inovações de fato. Por isso, o GNPapo de junho será dedicado à discussão de métodos e abordagens de inovação a partir de casos concretos. Na ordem do dia, estarão tópicos como design thinking, metodologias ágeis, cocriação e gamificação.

No evento, o IPEA lançará o livro Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia, que reúne casos de implementação de métodos e abordagens de inovação com resultados comprovados.

Serviço
GNPapo – Inovação e Políticas Públicas: Suerando o Mito da Ideia
Data: 14/06
Horário: 14h30
Local: Sala Inovatio, Enap - Campus Asa Sul (Brasília-DF)
Inscrições: http://bit.ly/euvouparaognpapo


Saiba mais sobre os debatedores

Pedro Cavalcante é Doutor em Ciência Política (UnB) com pós doutorado da School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University e Estágio de Doutorando (University of California - San Diego (UCSD). Desde 2004 pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Atualmente é Coordenador de Governança e Capacidades Estatais no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Elisabete Ferrarezi é especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) do governo federal e doutora em sociologia. No GNova, dedica-se a metodologias ágeis para resolução de problemas e desenvolvimento de projetos, coordena o programa de bolsas de pesquisas em inovação e as publicações sobre os experimentos realizados. Previamente, foi Secretária de Inclusão Social e Produtiva e assessora da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social. Assessorou o gabinete do Conselho da Comunidade Solidária e, na Enap, foi coordenadora-geral de formação e de pesquisa. Possui publicações sobre políticas públicas, relações entre estado e sociedade e inovação. É coautora de 3 volumes da coleção "Inovação na Prática", desenvolvida pelo GNova.

Gustavo Trindade integra desde 2005 a carreira de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, onde trabalhou com temas ligados à regulação, gestão do conhecimento, inovação e pesquisa. É entusiasta e adepto do design thinking no serviço público, professor e autor de artigos e capítulos de livros em sua área de atuação. Ajudou a idealizar e implantar o Laboratório de Ideias da Anvisa (Lab-i Visa) e é co-criador do Jogo da Regulação.

Rodrigo Narcizo é Especialista em Regulação de Aviação Civil da Agência Nacional de Aviação Civil. Mestre em Educação, apaixonado por inovação e entusiasta do design. Integrante do time que implantou o Laboratório de Inovação da ANAC (Lab InovANAC) e um dos criadores do movimento Conexão Inovação Pública RJ . Realizou mais de 60 facilitações (projetos e aprendizagem) com a abordagem do design thinking e com o método do design sprint nos mais diversos temas relacionados ao setor público: gestão de pessoas, design de serviços públicos, redesenho organizacional, regulação, tecnologia da informação e políticas públicas.

Ronaldo Nogueira é Doutor em Administração (UnB), Especialista em Direito Público (PUC/MG), Administrador Público (FJP/MG) e Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2001. Atua na unidade de Modernização e Inovação da Casa Civil da Presidência da República em articulação com a Rede InovaGov e apoio metodológico do GNova/Enap. Defende a Aprendizagem Interorganizacional como método para a Administração Pública inovar com recursos escassos.