Enap finaliza Ciclo de Formação de Secretários Executivos

O objetivo da capacitação foi aperfeiçoar os participantes para a abordagem de situações concretas e desafiadoras vividas nos Ministérios

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, na sexta-feira (17), o encerramento de mais uma capacitação desenvolvida pelo Programa de Formação de Altas Lideranças e Altos Executivos. O Ciclo de Formação dos Secretários Executivos concluiu um total de sete módulos, com temas que trataram desde a liderança e o gerenciamento de performance até a gestão de riscos e motivação no serviço público.

Durante a abertura, a presidente da Enap, Aline Soares, apresentou o Catálogo de Cursos da Escola, cujo objetivo é auxiliar os servidores públicos na escolha de capacitações para o desenvolvimento de suas competências. Além disso, foi apresentada a Carta de Serviços, que busca informar à sociedade sobre quais são os serviços prestados pela Enap e a forma de acessá-los. Ambas as publicações estão disponíveis no site da Escola e contam com atualizações constantes de seus conteúdos.

Na sequência, o secretário especial-adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin, ministrou a palestra “O Futuro da Gestão Pública”, onde apresentou o comportamento histórico de três importantes elementos da gestão pública – pessoal, orçamento e cargos -, os problemas atuais relacionados ao uso sustentável dos mesmos, além das projeções para os próximos anos.

O secretário lançou o questionamento: “é possível migrar para um novo modelo que aumente a produtividade do setor público?”. A solução sugerida passa por três agendas necessárias ao aumento da produtividade no setor público: mudança do uso intensivo de pessoal para o emprego de soluções de Governo Digital; busca de eficiência do gasto público; e tomada de decisões com base em informações estruturadas.


Sobre o Ciclo:

A atuação dos secretários-executivos e especiais no contexto dos ministérios é fundamental quando se considera a própria complexidade do Estado. Em seu conjunto, esses profissionais lidam com uma ampla rede de demandas e serviços e, por essa razão, são importantes agentes no processo de articulação organizacional visando à efetividade das políticas públicas.

Atenta ao papel estratégico desses profissionais, a Enap abriu espaço para um ciclo de formação voltado a esse público, buscando alternativas de ensino-aprendizagem dinâmicas e responsivas às necessidades cotidianas do trabalho. A capacitação aborda, de forma prática, os principais temas de desafios do campo de atuação, a fim de aperfeiçoar os participantes para o enfrentamento de situações desafiadoras vividas na Administração Pública.