Curso a distância Análise Ex Ante de Políticas Públicas está com inscrições abertas

O curso em parceria com a Casa Civil é gratuito e com direito a certificado de conclusão.

Estão abertas as inscrições para o curso Análise Ex Ante de Políticas Públicas, ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Casa Civil da Presidência da República.

O curso apresenta informações sobre os principais estágios da formulação de políticas, envolvendo o diagnóstico do problema a ser enfrentado, a caracterização da política (objetivos, público-alvo e resultados esperados) e o seu próprio desenho. Além disso, há também outras etapas que consistem em apresentar estratégias de construção de legitimidade, implementação, monitoramento, avaliação e controle. Ademais, são detalhados elementos sobre o impacto orçamentário e financeiro das políticas desenhadas e a análise prévia de seus custos e benefícios.

A capacitação demonstra as boas práticas para a formulação, reformulação ou expansão de políticas públicas e serve como recomendação a gestores e técnicos do governo federal. Nesse sentido, também busca disseminar o conteúdo e as ferramentas reunidas na publicação “Avaliação de Políticas Públicas: Guia Prático de Análise Ex Ante”.

As inscrições podem ser feitas diretamente no Portal da Escola Virtual de Governo (EVG). Na página, também estão disponíveis outras informações como o conteúdo, carga horária e duração. Podem participar agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo, além de cidadãos em geral. 

O curso oferecido é autoinstrucional, ou seja, não contam com a presença de tutores para tirar dúvidas de conteúdo nem possibilitam a interação com outros participantes por meio de salas de bate-papo (chats) ou fóruns de discussão. Os módulos conjugam leitura do conteúdo on-line, leitura de material de apoio e exercícios de avaliação. 
 

Sobre a EVG

Escola Virtual de Governo é uma iniciativa que consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Escolas de Governo. O Portal surgiu em 2017, como a proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.

Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, a EV.G oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Informações: https://www.escolavirtual.gov.br