O "Seminário de Gestão de Pessoas sobre aposentadoria: momento para rever prioridades" acontece no dia 23 de outubro de 2018.

As inscrições estão abertas até o dia 08 de setembro. Participe!

Informações e inscrições em: https://suap.enap.gov.br/portal/curso/69/#content


Público-Alvo

Servidores Públicos Federais que trabalham na área de Gestão de Pessoas, preferencialmente na área de saúde do servidor.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final do seminário, espera-se que os participantes sejam capazes de: Identificar escolhas e prioridades para a aposentadoria como uma etapa de transição no processo da carreira e pós-carreira.

Metodologia

Os participantes serão motivados a refletir, por meio das explanações do palestrante e exercícios breves, sobre a transição para o pós-carreira como um momento especial de cuidados consigo e com a vida.

Principais Tópicos

Consequências da falta de preparação para aposentadoria;

A transição para aposentadoria como momento para rever prioridades;

Ganhos da maturidade e capital de competências acumulado;

Escolhas para a aposentadoria como projetos do pós-carreira.

Outras informações

Este evento faz parte do elenco de atividades que serão desenvolvidas por ocasião do Dia do Servidor, em parceria com o Programa Qualidade de Vida no Trabalho – PQVT

José Carlos Zanelli​ é Psicólogo, educador, pesquisador, escritor, consultor e conferencista. Esteve na Universidade do Missouri EUA, durante os anos 1990 e 1991, pela Fulbright Scholar Program, e na Universidade da República Uruguai, no segundo semestre de 2007, como Pesquisador Visitante. Instituiu e foi o Editor da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, de 2001 a 2007. Atuou durante 30 anos em atividades administrativas, no magistério de ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu (Psicologia, Administração e Engenharia de Produção), na pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (1985-2014).

Foi Coordenador de Planejamento da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 1993 a 1996. Atuou como Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional ? IMED (2013-2017).

Tem sido Orientador de dezenas de pesquisas, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como participou de centenas de bancas de avaliação de trabalhos acadêmicos, além de Consultor ad hoc de revistas e eventos científicos, de instituições governamentais de pesquisa e de ensino superior. Assessorou a gestão humana de dezenas de organizações públicas e privadas.

É Conferencista em âmbito internacional. Atualmente, é Diretor do Instituto Zanelli - Saúde e Produtividade, no qual promove congressos, cursos, palestras e assessorias.

Áreas de Interesse

  • Gestão de Pessoas