Profissional será responsável pela reestruturação e simplificação de processos; seleção é aberta a pessoas sem vínculo

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abre nesta quinta-feira (26/3) processo seletivo para ocupação de uma vaga para o cargo de diretor(a) de programa para a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME). 

Este profissional será responsável pela reestruturação e simplificação dos processos de trabalho no âmbito do Poder Executivo federal. Podem participar servidores públicos de todas as esferas de governo, bem como profissionais sem vínculo com a administração pública. As inscrições podem ser feitas até 14 de abril de 2020. Acesse o formulário de inscrição. 

Sobre o perfil

O profissional deverá ter disposição para lidar com desafios, e agilidade para tomar decisões, e deve ter realizado projetos de simplificação e/ou reestruturação, com êxito e histórico de resultados. Precisa, também, saber lidar com pressão e adversidades, ser criativo para propor novas soluções e ter iniciativa para liderar com os projetos da área.  

O profissional irá atuar na secretaria especial, situada em Brasília (DF), em regime de dedicação integral. O cargo (DAS 101.5) corresponde a uma remuneração mensal de R$ 13.623,39. Caso o selecionado resida fora de Brasília, receberá ajuda de custo, para mudança, equivalente ao valor de uma remuneração mensal, e, ainda, auxílio moradia correspondente a 25% do DAS.

Requisitos

Os candidatos deverão atender a pelo menos um dos requisitos específicos abaixo:

  • Possuir título de mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação do Ministério da Economia ou em áreas relacionadas às atribuições do cargo ou da função.
  • Possuir experiência profissional de, no mínimo, cinco anos em atividades correlatas às áreas de atuação do Ministério da Economia ou em áreas relacionadas às atribuições e às competências do cargo ou da função.
  • Ter ocupado cargo em comissão ou função de confiança equivalente a DAS de nível 3 ou superior em qualquer Poder, inclusive na administração pública indireta, de qualquer ente federativo por, no mínimo, três anos.

Qualificações desejáveis

  • Conhecimento sobre métodos de melhoria contínua e simplificação como  o Six Sigma, lean management e as metodologias ágeis.
  • Experiência profissional em posições de liderança.
  • Experiência em projetos de simplificação e/ou reestruturação organizacional.
  • Pós-graduação em gestão de processos ou áreas afins.

 

Prazos e etapas

O período de inscrição será entre 26 de março e 14 de abril de 2020. A seleção será feita em quatro etapas: análise curricular, avaliação das competências comportamentais, avaliação das competências técnicas e avaliação técnica/entrevista final. Todas as etapas serão virtuais.

Todas as informações sobre o processo seletivo serão divulgadas no site da Enap (www.gov.br/enap). É de responsabilidade do participante o acompanhamento do andamento da pré-seleção e do cronograma atualizado do processo.