Inscrições prorrogadas para 06/10

 A Diretoria de Inovação seleciona consultor(a) especializado(a) para realização de estudo diagnóstico de problemas e oportunidades que a administração pública municipal possui e que podem ser resolvidos por meio de compras públicas de inovação e/ou inovação aberta.

Como resultado da consultoria a ser contratada ao amparo deste Termo de Referência, pretende-se fortalecer as ações da ENAP em formação, pesquisa, inovação e transformação governamental e desenvolver atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências em inovação e transformação governamental com instituições, especialistas e agentes públicos nacionais e internacionais. Essas ações contribuem para a consolidação e disseminação das ações de inovação aberta desenvolvidas pela Enap, visando ampliar o uso da inovação aberta como ferramenta para a solução de problemas públicos.

O(a) consultor(a) contratado(a) atuará nas seguintes etapas e atividades, com a entrega ao final de cada etapa de um produto específico:

Etapa 1: Plano de trabalho

  • Atividade 1.1: Realizar reunião inicial de alinhamento de expectativas e apresentar Documento técnico contendo o detalhamento e cronograma das demais etapas do projeto.
  • Produto 1: Documento técnico contendo o benchmarking de boas práticas nacionais e internacionais em compras públicas de inovação e/ou inovação aberta e a apresentação de tendências do mercado privado.

Etapa 2: Apresentação de boas práticas e tendências de mercado

  • Atividade 2.1: Identificar e sistematizar boas práticas nacionais na área de compras públicas de inovação e/ou inovação aberta.
  • Atividade 2.2: Identificar e sistematizar boas práticas internacionais na área de compras públicas de inovação e/ou inovação aberta aplicáveis em âmbito municipal no Brasil.
  • Atividade 2.3: Apresentar tendência, iniciativas e práticas do mercado privado que podem ser aplicadas na temática compras públicas de inovação e/ou inovação aberta na administração pública brasileira.
  • Produto 2: Documento técnico contendo os resultados intermediários do diagnóstico de identificando problemas e oportunidades que a administração pública municipal possui e que podem ser resolvidos por meio de compras públicas de inovação e inovação aberta nos próximos 2 anos.

Etapa 3: Estudo diagnóstico de problemas e oportunidades que a administração pública municipal possui e que podem ser resolvidos por meio de compras públicas de inovação e inovação aberta nos próximos 2 anos

  • Atividade 3.1: Levantar e sistematizar problemas e oportunidades que a administração pública municipal tem e que podem ser resolvidos por meio de soluções adquiridas por meio de compras públicas de inovação e/ou inovação aberta.
  • Atividades 3.2: Apresentar o perfil demográfico, econômico, geográfico e social dos municípios que tiveram as soluções apresentadas na atividade 3.1.
  • Atividades 3.3: Apresentar estimativa de impacto das soluções.
  • Atividade 3.4: Apresentar para a GNova presencialmente ou por videoconferência o estudo realizado para aprovação.
  • Atividade 3.5: Apresentar os resultados do estudo e produtos da pesquisa em evento(s) de disseminação presencialmente ou por videoconferência.
  • Produto 3: Documento técnico contendo o estudo com o levantamento e diagnóstico de problemas e oportunidades que a administração pública municipal possui e que podem ser resolvidos por meio de compras públicas de inovação e inovação aberta nos próximos 2 anos.

Para a realização dos trabalhos, a proponente selecionada deverá contar com recursos humanos, materiais e logísticos suficientes para o desempenho de todas as atividades propostas, a fim de garantir o cumprimento dos prazos e a qualidade dos serviços, de acordo com as orientações deste Termo de Referência.

REQUISITOS OBRIGATÓRIOS (ELIMINATÓRIOS)

Formação acadêmica: conclusão de curso de mestrado em Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas segundo classificação da CAPES, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Experiência profissional: 2 anos de experiência na execução de projetos de inovação em governo (incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista) e/ou do terceiro setor.

Conhecimentos e práticas adicionais: 2 anos de atuação nacional e/ou internacional na área de políticas públicas e arranjos institucionais para inovação no setor público; ou experiência com iniciativas relacionadas à inovação adotadas por think tanks governamentais e/ou do terceiro setor, bem como por agências de fomento nacionais e internacionais.

.Veja o edital e o termo de referência, na íntegra, para saber mais sobre o processo seletivo.