Inscrições até 14/04/2024

 Contratação de consultoria técnica especializada, pessoa física, modalidade produto, para realização de análise da operação atual e proposição de modelagens financeira e institucional para o planejamento e execução de cada uma das 5 (cinco) principais frentes de atuação da GNova Transforma e do GNova Lab da Diretoria de Inovação - GNova, com foco na otimização de recursos humanos e financeiros, visando ganhar escala e ampliar a oferta dos projetos de inovação e transformação governamental.

A Diretoria de Inovação - GNova, dentre suas atribuições,  oferece assessoria técnica a outras instituições governamentais na construção colaborativa de soluções para problemas públicos, na formulação e implementação de políticas públicas e na elaboração de estratégias organizacionais. O trabalho se dá por meio de projetos de inovação e de transformação governamental , desenhados sob medida a partir dos objetivos da instituição parceira e da natureza do desafio público colocado. As atividades, metodologias, abordagens e ferramentas são selecionadas de forma customizada, podendo utilizar técnicas analítico-preditivas, design thinking, metodologias ágeis, entre outras.

O desenvolvimento das soluções para transformação em inovação em governo acontece a partir de oficinas colaborativas e atividades de imersão na realidade dos usuários dos serviços públicos. Com apoio do time da GNova e de seus facilitadores, a equipe do projeto amplia o entendimento do problema, acessa a perspectiva dos cidadãos beneficiários, consulta especialistas, cocria soluções, desenvolve e testa protótipos, implementa pilotos, desenvolve estratégias de implementação, planeja e define prioridades, avalia resultados e aprende muito. Além de construir soluções para os desafios trazidos, os projetos de inovação e de transformação governamental desenvolvem competências nas equipes das organizações envolvidas, gerando capacidades para enquadrar e resolver problemas. 

Atualmente, a Enap, por meio da Diretoria de Inovação - GNova, recebe solicitações que ultrapassam a sua capacidade operacional. O grande desafio é criar uma modelagem mais eficiente para contratar, operacionalizar e dar escala às iniciativas de inovação e transformação governamental, aumentando o número de instituições e pessoas atendidas, e,  ainda, entregando mais valor às instituições parceiras e à sociedade.

Como resultado da consultoria a ser contratada ao amparo deste Termo de Referência, pretende-se alcançar melhores práticas que tornarão mais eficazes e eficientes as contratações necessárias para a execução dos projetos de inovação e transformação governamental. A expectativa é que essa expertise seja incorporada ao ferramental da Enap, contribuindo para o ganho de escala na construção de soluções inovadoras no setor público, em geral, e no desenvolvimento das capacidades de trabalho da Escola. 

O(a) consultor(a), deve ter perfil de especialista para realização de análise da operação atual e fazer proposição de modelagens financeira e institucional para o planejamento e execução das 5 (cinco) principais frentes de atuação da GNova Transforma e do GNova Lab da Diretoria de Inovação - GNova, com foco na otimização de recursos humanos e financeiros, visando ganhar escala e ampliar a oferta dos projetos de inovação e transformação governamental.

Os(As) candidatos(as) que se enquadrem no perfil, conforme o Termo de Referência, deverão preencher o formulário disponível no endereço https://forms.gle/7of2Bs8LbErMGTLcA, para análise da Comissão de Seleção, de 25/03/2024 até às 23h59 do dia 04/04/2024.

Em caso de dúvidas ou dificuldade com o link, o(a) candidato(a) poderá entrar em contato com a  Enap pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando no assunto: Seleção de Consultoria OEI - TR 9819.

Este edital, o Termo de Referência e Anexos, estão disponíveis na página eletrônica https://enap.gov.br/pt/vagas e no site da OEI em https://oei.int/pt/contratacoes. Todas as demais publicações e comunicações referentes a este processo seletivo serão divulgadas apenas na página eletrônica da Enap.