Inscrições encerradas.

A chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil afetou múltiplas áreas da Administração Pública, trazendo desafios em diferentes frentes. O novo contexto implicou forte capacidade de adaptação e a busca por soluções inovadoras pelo governo, setor privado e sociedade civil. 

Por isso, com a finalidade de apoiar as iniciativas de órgãos do governo federal que possam mitigar efeitos da pandemia de Covid-19, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abre, nesta quinta-feira (6),  chamada de projetos que visem desenvolver soluções para os desafios emergentes e estratégias para implementação de mudanças.  

As inscrições para os projetos de transformação governamental estão abertas até o dia 30 de agosto e devem envolver solução de problemas públicos relacionados aos seguintes temas:

  1. Ampliação e fortalecimento das capacidades do Sistema de Saúde para o enfrentamento da Covid-19;
  2. Retomada econômica e geração de oportunidades no contexto da Covid-19;
  3. Mitigação das consequências socioeconômicas da pandemia para as populações mais vulneráveis; 
  4. Redesenho e simplificação de serviços públicos; 
  5. Produtividade e adaptação do trabalho ao contexto remoto; e
  6. Mitigação dos impactos da pandemia na educação.  

A Enap custeará a contratação da equipe de facilitadores dos projetos melhor classificados. Os demais projetos selecionados serão financiados pelo órgão interessado no valor médio de R$ 40 mil, a depender do número de horas de oficinas. A estimativa é de que os projetos durem de um a quatro meses, a partir de outubro de 2020. 

Para inscrever o projeto de transformação em governo basta preencher o formulário. Podem participar órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, preferencialmente do poder executivo federal. 

Após a seleção dos projetos mais aderentes aos critérios, as equipes proponentes serão chamadas para apresentação dos projetos em mini-oficinas. A divulgação do resultado acontecerá em 30 de setembro de 2020. 

Confira o cronograma completo

Atividade

 Período

Webinar para apresentar a proposta e tirar dúvidas

20 de agosto de 2020

Período de inscrição

06 a 30 de agosto de 2020

Divulgação dos selecionados para minioficina

18 de setembro de 2020

Período das minioficinas

06 a 08 de outubro de 2020

Divulgação do resultado

14 de outubro de 2020


Apoio da Enap

Os projetos serão realizados pela Coordenação-Geral de Serviços de Transformação Governamental da Diretoria de Inovação da Enap - GNova com a participação ativa de membros da equipe responsável pelo desafio no órgão demandante durante todo o processo.

Os órgãos receberão apoio técnico e metodológico para construírem de forma colaborativa soluções e estratégias para os desafios apresentados. A construção se dará por meio de oficinas sob medida e atividades de campo, como entrevistas com especialistas, usuários ou outras partes interessadas. Todas as atividades acontecerão por meio remoto.

O apoio da Enap aos projetos inclui:

  • Conhecimento técnico e metodológico em construção colaborativa de soluções para problemas públicos
  • Equipe de facilitadores especialistas em metodologias colaborativas, como design thinking, métodos ágeis e métodos preditivos
  • Apoio técnico para atividades de campo que ampliem o conhecimento sobre o problema, como entrevistas com especialistas, usuários ou outras partes interessadas.
  • Ferramentas de construção colaborativa por meio remoto, como Zoom, Menti, Miro e G Suit
  • Conhecimento especializado em formulação e implementação de políticas públicas com foco em inovação e transformação em governo

A assistência ofertada pela Enap visa apoiar os órgãos ou entidades a ampliar o foco no cidadão-usuário da ação pública; a repensar os problemas colaborativamente e com base em evidências, qualificando o processo decisório; e a prototipar soluções práticas para os desafios públicos ou institucionais identificados.

Os critérios para seleção das propostas são: geração de valor público;  impacto social;  potencial de transformação governamental e inovação; e o engajamento da equipe demandante e de suas lideranças. 

Além de construir e testar soluções, a iniciativa visa a desenvolver competências de inovação nas equipes das organizações demandantes e gerar aprendizados, fortalecendo as capacidades estatais do governo federal. Desse modo, a Enap espera acelerar o processo de transformação em governo.

Perguntas frequentes

Confira na página de perguntas frequentes.

Inscrição

Para inscrever o projeto de transformação em governo basta preencher o formulário. Podem participar órgãos e entidades da administração direta e indireta, preferencialmente do Poder Executivo federal. 

Dúvidas

Ainda ficou com dúvidas? Caso não encontre resposta para seus questionamentos, fique à vontade para escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resultados