Liderando para o desenvolvimento

Iniciativa inédita e gratuita de formação de alto nível de lideranças locais em setores estratégicos. Com método diferenciado, aulas ao vivo e renomados especialistas nacionais e internacionais, prepara novos prefeitos, secretários estaduais e municipais para promover o desenvolvimento local e melhorar a entrega de políticas e serviços públicos aos cidadãos

Vantagens especiais para lideranças

Aproximação de gestores locais com o governo federal

Compartilhamento de boas práticas e experiências reais

Principais especialistas nacionais e internacionais nas áreas temáticas

Metodologia inovadora e curadoria de conteúdo de excelência

Estados

Secretários estaduais e secretários-adjuntos

Municípios

Curso de formação para secretários municipais (40h). Desenvolve capacidades analíticas para melhoria da entrega de políticas públicas locais. 80 vagas/turma. Previsão: julho a dez/21. Mais informações em breve.

Novos prefeitos

Curso gratuito de 40hs para novos prefeitos e prefeitas eleitos, com metodologia participativa e inovadora, estudos de caso, boas práticas e grandes especialistas nacionais e internacionais.

O curso trará os principais desafios de gestão dos municípios brasileiros, em 8 encontros virtuais e 1 encontro presencial de 2 dias em Brasília (passagens financiadas pelo programa).

Serão 10 turmas, totalizando 500 prefeitos contemplados.

Foto: Douglas Junior/MTur

Novos prefeitos

Quem já esteve conosco

Perguntas Frequentes

O Liderando para o Desenvolvimento é uma capacitação de alto nível com o objetivo de desenvolver lideranças estaduais e municipais para fortalecer o desenvolvimento local e contribuir para a melhora da entrega de políticas públicas e serviços ao cidadão.

É composto por três diferentes capacitações: Liderando Mudanças - Estados (para secretários estaduais de pastas estratégicas), Novos prefeitos (para prefeitos eleitos) e Liderando Mudança - Municípios (para secretários municipais de pastas selecionadas).

O Liderando desenvolve capacidades analíticas com uma metodologia inovadora e adequada à realidade das lideranças, com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais em temáticas de relevância e compartilhamento de boas práticas e experiências aplicadas.

Ao fim do curso, o participante terá aprimorado ferramentas de gestão e ampliado seu conhecimento, com formação de rede entre pares, com o governo federal, entidades do terceiro setor, entidades do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

O curso desenvolve competências de liderança individual e coletiva e soluções inovadoras, significativas e viáveis para os desafios das lideranças em seu contexto local.

Os cursos são gratuitos. No caso dos módulos presenciais da capacitação para Novos Prefeitos, serão concedidas passagens e alimentação para os participantes (importante: não haverá disponibilização de alojamento).

Sim, os gestores receberão certificados emitidos pela Enap desde que tenham, no mínimo, 50% de frequência.

Os cursos de secretários estaduais e municipais serão realizados à distância, com aulas ao vivo em plataforma Zoom e atividades assíncronas.

Os cursos para novos prefeitos terão caráter híbrido: parte dos módulos será virtual, parte será presencial, na Enap (Brasília-DF). 

As aulas ao vivo serão gravadas e poderão ser acessadas posteriormente numa plataforma virtual, assim como os materiais apresentados durante o curso (conteúdo assíncrono

A carga horária é de de 40 horas, divididas entre aulas ao vivo e atividades assíncronas.

As aulas serão ao vivo, com a utilização de estudos de caso e metodologias que priorizam a participação do aluno e compartilhamento de experiências.