Servidores públicos federais de diferentes órgãos e entidades da Administração Pública estão participando do processo seletivo

A segunda edição do LideraGOV recebeu 926 inscrições entre os dias 22 de novembro e 19 de dezembro de 2021. O programa é fruto de uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia. O objetivo é desenvolver o potencial de liderança nos servidores públicos federais efetivos para ocuparem cargos estratégicos na Administração Pública federal.

Foram abertas 40 vagas para ampla concorrência, com relação de 19,4 candidatos por vaga entre servidores efetivos de diferentes órgãos e entidades do poder Executivo federal. Outras 40 vagas foram distribuídas entre quatro órgãos que aderiram ao programa mediante parceria com a Enap: Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Economia (ME), Ministério da Infraestrutura (Minfra) e Receita Federal do Brasil (RFB).

Nesta primeira fase do processo seletivo, os candidatos precisaram preencher um formulário on-line, enviar um Relato Analítico da Trajetória Profissional e apresentar um vídeo demonstrando a motivação em participar do programa. O LideraGOV contempla apenas servidores que não ocupam, no momento, cargos de direção e assessoramento DAS 4 ou superior.

O material enviado como requisito para a inscrição será avaliado e o resultado da primeira etapa será divulgado em 21 de janeiro. Os candidatos aprovados para a segunda etapa serão submetidos a um teste de avalição de habilidades comportamentais e o resultado sairá em fevereiro.

Na terceira e última etapa, os aprovados deverão realizar um exercício de estudo de caso e apresentar duas cartas de recomendação profissional, sendo uma de seu superior hierárquico e outra de um atual colega de trabalho.

O resultado do processo seletivo será divulgado em março. O curso de qualificação do LideraGOV será 100% on-line e terá início em abril de 2022. Até dezembro, os alunos terão aulas ao vivo, ministradas pelos professores contratados pela Enap, a cada 15 dias, além de acesso a atividades complementares, como mentorias coletivas e individuais.

Lançado em edição-piloto restrita ao Ministério da Economia em junho de 2020, o LideraGOV preparou 59 alunos, por meio de formação teórica e prática, para atuarem como líderes inovadores na Administração Pública federal. Na primeira turma, um em cada cinco alunos já ocupava um cargo de liderança ao fim do programa, em junho de 2021.

Acesse outras informações 

 

Com informações do Gov.Br.