São oferecidas 50 vagas, em dois cursos; candidatos têm até 25 de outubro para participar do processo seletivo

Esta semana é a reta final das inscrições para o processo seletivo dos mestrados profissionais da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os interessados em concorrer a uma das 50 vagas oferecidas têm até o dia 25 de outubro para participar. São 30 vagas para o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD) e 20 para o Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento (MPAM). Os cursos são gratuitos, têm duração de 24 meses e destinam-se exclusivamente a servidores, empregados públicos ou integrantes das Forças Armadas.

Ainda dá tempo de reunir a documentação necessária e escrever o pré-projeto! Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis aqui. Preparamos um “Perguntas e Respostas” com as dúvidas mais frequentes relacionadas ao processo. Para simplificar a vida dos candidatos, este ano todo o processo seletivo será realizado 100% online.  O comprovante de inglês pode ser enviado apenas no ato da matrícula, que ocorrerá no início de 2021 – janeiro para os alunos da primeira chamada e fevereiro para os da segunda chamada.

Saiba mais detalhes dos mestrados profissionais:

Quem pode se candidatar
Podem participar do processo seletivo servidores públicos efetivos com estabilidade no cargo, em exercício em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas; ou empregados públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital.

Todos os cursos da pós-graduação stricto sensu da Enap – como é o caso dos mestrados – são presenciais, porque esse foi o formato autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Contudo, neste momento de distanciamento social dado pela pandemia de Covid-19, as disciplinas poderão ser oferecidas remotamente, em caráter excepcional. As inscrições do processo seletivo deste ano estão sendo realizadas 100% online.

Certificados de inglês válidos e entrega apenas no ato da matrícula
A proficiência em inglês é uma exigência dos mestrados da Escola, desde a primeira edição. Contudo, este ano a entrega do comprovante de inglês pode ser enviado apenas no ato da matrícula, que ocorrerá em janeiro para os alunos da primeira chamada e no mês de fevereiro para os da segunda chamada. A opção de envio nas inscrições será opcional.

Vários certificados serão aceitos, como Duolingo English Test e EF SET, além dos tradicionais TOEFL/TOEFL iBT, Cambridge, IELTS e TOEIC. Em cada um dos certificados aceitos, o edital especifica a nota mínima exigida. Outros certificados também poderão ser validados, desde que a Comissão de Seleção consiga comparar os resultados apresentados com as escalas definidas no edital e que o resultado obtido possa ser equiparado ao mínimo obtido. 

Diferenciais mestrados Enap
Mestrados profissionais enfatizam estudos e técnicas diretamente voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação aos mestrados acadêmicos. 

A Enap oferece dois programas de mestrado profissional: “Governança e Desenvolvimento” e “Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas”. Com duração de dois anos, os cursos são focados na aprendizagem do aluno, no desenvolvimento de conhecimentos teóricos e metodológicos de fronteira, e no domínio de técnicas e instrumentos voltados para a prática do setor público. 

O principal diferencial dos mestrados profissionais da Escola é o desenvolvimento de capacidades analíticas essenciais ao desempenho das políticas públicas, unindo a pesquisa acadêmica à realidade do mundo prático. Além disso, a metodologia de ensino da Enap possibilita uma intensa troca de experiências entre professores e alunos na experimentação e busca por soluções na prática cotidiana da Administração Pública Federal. 

A Enap tem parceria com a Universidade de Indiana (Estados Unidos), para intercâmbio de alunos visitantes dos mestrados profissionais da Escola. Em cada turma são selecionados estudantes do Brasil que têm a oportunidade de fazer cursos na instituição norte-americana por preços reduzidos. O curso de gestão pública da Universidade de Indiana foi eleito o melhor dos Estados Unidos no ranking da US News.

O corpo docente da Escola é constituído por profissionais de sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional junto ao serviço público. Todos os professores possuem doutorado ou tem PhD em renomadas instituições de ensino. Os programas estão estruturados para gerar um alto valor na capacitação de servidores, com foco na inovação de políticas públicas e na constituição de conhecimento de fronteira que seja aplicado na prática cotidiana da Administração Pública Federal.

 

 

Conteúdo relacionado

Confira o resultado final da seleção 2023 para mestrados e doutorado da Enap

Os dois processos seletivos ocorreram simultaneamente e foram aprovados 60 candidatos

Publicado em:
16/11/2023
Seis vagas estão abertas para servidores estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado

Candidatos precisam apresentar proficiência em português e inglês e disponibilidade para moradia em Brasília durante o curso

Publicado em:
20/09/2023
Mestrado e doutorado: conheça as regras do processo seletivo 2023

A prova de conhecimentos gerais volta a ser realizada pela Enap e incluirá questões de conhecimento na língua inglesa

Publicado em:
21/05/2023
Sai resultado final da 2ª Janela Avaliação

Duas propostas são contempladas com assessoria gratuita. Iniciativa conta com parceria do Instituto República e da Flacso Brasil

Publicado em:
30/03/2023