As submissões devem ser enviadas até o dia 13 de abril de 2020

 

Foi prorrogado novamente o prazo para submissão de artigos para a edição especial da Revista do Serviço Público (RSP). Os interessados têm agora até o dia 13 de abril para envio da versão final dos artigos para edição sobre Governança Pública.

Esse número especial constituirá um importante espaço para a troca de informações, ideias e conhecimentos sobre arranjos institucionais de governança pública e acolherá artigos que promovam a reflexão sobre avanços e barreiras à qualidade da governança em órgãos públicos. A governança pode ser refletida em diversos mecanismos administrativos que visem estabelecer melhores processos de decisão em organizações – item fundamental ao desenvolvimento institucional de órgãos públicos. Será dada preferência a estudos com enfoque prático, voltados ao relato de experiências inovadoras de governança em âmbito governamental brasileiro, e a experiências e arranjos de governança nacionais, seja na esfera federal, seja nas esferas estadual ou municipal.

O marco conceitual de governança em que nos apoiamos é o estabelecido no Guia da Política de Governança Pública do Governo Federal, que reflete o conceito usado no Decreto nº 9.203/2017 e nas publicações de governança do Tribunal de Contas da União. Nesse marco conceitual, governança é tida como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

A revista está comprometida em publicar estudos rigorosos e relevantes em governança pública que possam influenciar acadêmicos, gestores públicos e profissionais do tema. 

Os artigos submetidos à RSP deverão respeitar as condições para submissão definidas na política editorial do periódico e passarão por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da Revista e ao objeto da chamada, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico e a contribuição para o avanço da área temática. 

Artigos aprovados no desk review serão, então, encaminhados para avaliação de dois a três pareceristas, especialistas no tema do artigo, por sistema duplo cego (blind review).

 As submissões devem ser encaminhadas pelo site da Revista do Serviço Público, até o dia 30 de março de 2020, por meio do link “Fazer nova submissão”, indicando “Especial: Governança Pública” no campo “Seção”.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

RSp
Capacidade de governança da Agenda 2030 é tema da mais nova edição da RSP

Nove artigos científicos levantam reflexões e debates sobre temas de fronteira na gestão de serviços públicos

Publicado em:
02/01/2024
RSp
Custos de contratação à melhoria da gestão hídrica no Brasil: conheça a nova edição da RSP

No ano que a revista completa 85 anos, sete artigos científicos abordam temas relevantes para a gestão pública

Publicado em:
13/04/2022
RSp
De refugiados a concursos públicos: nova edição discute relações humanas, burocracia e economia

Publicação também reúne artigos que abordam políticas públicas, educação, governabilidade e governança

Publicado em:
13/10/2021
RSp
Do lockdown às compras públicas: nova edição da RSP traz temas relacionados à gestão pública

Revista do Serviço Público aborda também educação, impactos do teletrabalho, e desempenho de organizações policiais em sua primeira edição de 2021

Publicado em:
30/03/2021