Programa aborda o tema em diferentes dimensões e busca promover compreensão sobre formação de líderes orientada por competências

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveu, nesta semana, o Curso Premium de Liderança Pública. A proposta é sensibilizar altos executivos a respeito de conhecimentos, habilidades e atitudes que surgem da liderança pública. O programa é baseado nas Competências Essenciais de Liderança para o Setor Público definidas pela Enap e tem como público alvo servidoras e servidores públicos em cargos de liderança do Executivo Federal. No total, são 20 horas de carga horária distribuídas em cinco dias.

Um dos fios condutores do curso é atualizar e promover entendimentos sobre o significado de uma formação de líderes orientada por competências. Por meio dessa premissa, o programa busca trabalhar com ênfase nesse grupo de competências de liderança consideradas essenciais e detalhar como elas são construídas tanto em situações formais de aprendizagem quanto em outros contextos. O curso desenvolve a maneira como essas competências se evidenciam na forma de habilidades e atitudes em condutas da liderança em situações específicas, sobretudo naquelas que envolvem desigualdades. 

A abordagem procura ressaltar a importância de uma função pública competente e diversa como fator constitutivo determinante para a confiança dos cidadãos nas instituições públicas. Entre as diferentes propostas do curso, pretende-se que os alunos desenvolvam capacidade crítica a respeito dos princípios, valores e propósito que regem a própria conduta e os motivam a desejar atuar como liderança. Além disso, o programa pretende promover nas práticas cotidianas os princípios morais, regras, normas, valores éticos como responsabilidade, integridade, retidão, transparência e equidade, que são requeridos para o exercício da função pública.

Os principais temas abordados no curso foram: panorama internacional sobre liderança e competências; política de liderança e competências na administração pública federal brasileira (APF); desigualdades raciais e sub-representação na APF; diversidade e inclusão; matriz de competências da APF; conceito de liderança integral; conhecimento das competências e seus impactos nos meios interno e externo; conhecimento das competências do domínio da estratégia; conhecimento das competências do domínio de resultados e aplicação integral da liderança; e conhecimento das competências do domínio de pessoas e seus impactos nos meios interno e externo.

O curso foi ministrado pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia, Maria do Carmo Rebouças dos Santos, pelo professor, pesquisador e consultor na área de estudos organizacionais e gestão de pessoas, com ênfase no setor público, Diogo Ribeiro da Fonseca, e pelo consultor especializado no gerenciamento e treinamento para o setor público, Henrique Dantas de Santana.