Premiação foi realizada durante a Semana de Inovação; veja as equipes ganhadoras

O palco Astro da Semana de Inovação acolheu hoje (12/11) a cerimônia de premiação do 25º Prêmio Inovação da Enap. Foram apresentadas as 18 iniciativas finalistas e as nove vencedoras nas três categorias tradicionais do prêmio.

Conheça os vencedores:

Categoria 1 – Inovação em processos Organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal 

1º lugar - Programa de Mobilização de Parcerias Unidos Contra a Covid-19 - Fundação Oswaldo Cruz (Ministério da Saúde)

“Programa de viabilização de parcerias foi uma forma de unirmos forças com diversos setores da sociedade diante da situação calamitosa da covid-19” 

2º lugar - Verificação de Conformidade da folha de pagamento de Benefícios - Instituto Nacional do Seguro Social (Ministério da Economia) 

3º lugar – Automatização do mapeamento diário das manchas de óleo no litoral – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ministério do Meio Ambiente)

 

Categoria 2: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo federal 

1º lugar – Pix – Banco Central do Brasil

“Três letrinhas que dizem muito. Construído por um time profissional e compromissada com o espírito público” 

2º lugar - Conecta gov.br – Ministério da Economia  

3º lugar - Novos modelos de trabalho no serviço público (Free-LA! e time volante) - Ministério da Economia

 

Categoria 3  - Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal 

1º lugar:  Segurança alimentar em tempos de pandemia - o caso de Belo Horizonte - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

“Um ano e oito meses de entrega ininterrupta. 5,8 milhões de cestas básicas distribuídas, quase meio bilhão de reais investidos nesta estratégia” 

2° lugar: Quero Impactar - Prefeitura Municipal de Recife/PE  

3º lugar: Monitora Saúde - Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação de Campo Grande

 

Todas as homenagens às equipes

Diogo Costa, presidente da Enap, homenageou os finalistas e vencedores. “Registro nosso agradecimento, reconhecimento e orgulho, por podermos contar com todos os servidores públicos competentes, dedicados, que estão trabalhando para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros”.

Tradicional parceira da Enap, a Embaixada da Dinamarca marcou presença com a participação do embaixador Nicolai Prytz. Ele disse que a inovação deve ser usada de forma sistemática em todas as instituições públicas, para que se tornem ambientes estimulantes ao pensamento inovador. E anunciou a premiação que será oferecida por seu país aos vencedores do Prêmio. “A Dinamarca tem o prazer de oferecer aos vencedores a oportunidade de realizarem curso acadêmico de curta duração em nosso país, como parte de nossa cooperação”, disse o embaixador.

 

Vencedores representam milhares de servidores brasileiros 

Quem acompanha a realização do prêmio há 20 anos é Marizaura Camões, coordenadora de Inovação da Enap. Ela lembra que participou da leitura de cada iniciativa submetida ao concurso, de milhares de servidores públicos engajados, dedicados, que querem fazer as melhores entregas para a sociedade. “O concurso inovação pertence ao governo federal e aos servidores públicos. E eu digo aos nove ganhadores: vocês representam uma legião, centenas de milhares de servidores públicos espalhados pelo Brasil, que gostariam e deveriam estar sendo premiados, por enfrentarem muitas dificuldades nessa pandemia, mas deixaram o serviço público chegar e acontecer”, afirmou a coordenadora.

Ao saudar os participantes do concurso, Eduardo Felizola, secretário adjunto de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia afirmou que equipes como as do prêmio conseguem entregar projetos que a administração pública quer implementar sem todo aquele rito da velha administração que deve ser abandonado. “Desejamos mais celeridade, melhores entregas para a população que precisa de serviços de qualidade e cada vez mais voltados à inovação”, disse Felizola.

Os vencedores do Concurso Inovação 2021 recebem troféus, certificados e as equipes ficam autorizadas a usar o selo de Inovação. As iniciativas serão publicadas na biblioteca digital da Enap. Um membro de cada uma das nove equipes vencedoras realizará curso de curta duração na Dinamarca, patrocinado pela embaixada daquele país.

#concurso inovação #semanadeinovacao #inovação