Capacitação dissemina medidas de proteção para execução de atividades de servidores na interação com o público e irá orientar recenseadores para Censo 2022

O IBGE e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) desenvolveram um curso online e gratuito para orientar servidores públicos e cidadãos sobre as medidas de proteção contra a Covid-19 durante a execução de suas atividades, sobretudo, na interação com o público. Intitulado “Protocolos sanitários preventivos contra o novo coronavírus”, o conteúdo já está disponível, em vídeo, no site da Escola Virtual da Enap. 

A expectativa é que as orientações sejam disseminadas por todas as escolas de governo parceiras da Enap, em todas as esferas. No IBGE, o objetivo é utilizar o conteúdo no treinamento de recenseadores e agentes censitários que vão visitar domicílios durante o Censo 2022. 

Segundo explica o presidente da Enap, Diogo Costa, a capacitação online permitirá maior capilaridade e foi desenvolvida com foco nos desafios concretos que os agentes têm à frente e naqueles novos surgidos com a pandemia. "O curso demonstra a importância da adoção dos protocolos de segurança, como o uso correto de equipamentos e itens de proteção individual adequada que serão utilizados pelos mais de 180 mil recenseadores em visita a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”, afirma Costa. 

A capacitação integra uma série de iniciativas de enfrentamento à pandemia da Enap, com treinamento de agentes públicos e oferta de cursos online, apoio a projetos (para o aperfeiçoamento de testes rápidos de Covid) e criação de capacidades no setor público. “Buscamos qualificar o principal recurso que o serviço público tem — que são os servidores – para que possamos entregar valor e serviços de qualidade à sociedade”, explica. 

"O curso online desenvolvido pela Enap, em parceria com o IBGE, cumpre o papel de disseminação inclusive para outras instituições e um público mais amplo. Essa é apenas uma das várias parcerias que serão implementadas entre as duas instituições, principalmente com atividades de ensino da ENCE", afirma o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto. 

Segundo ele, os protocolos sanitários preventivos contra o novo coronavírus são fundamentais para qualquer interação entre pessoas, o que, no contexto do IBGE, afeta tanto a pesquisa presencial, na interação entre entrevistado e agente de pesquisa, quanto nas atividades administrativas presenciais. 

"Cumpre lembrar que a Enap traz um exemplo histórico e bem sucedido de treinamento dos servidores federais envolvidos com a gestão pública, e o IBGE se insere cada vez mais nesta parceira tendo em vista a condução de políticas públicas baseadas em evidências", conclui Rios Neto.

Como se inscrever

As aulas têm duração de uma hora e são autoinstrucionais, sem a tutoria de um professor. Para assistir ao conteúdo, o usuário deve acessar o site da Escola Virtual da Enap e preencher um formulário de inscrição. Ao final, o aluno pode realizar uma avaliação e obter um certificado emitido pela Enap. 

“Conforme a vacinação avança e algumas atividades retornam ao trabalho presencial, é importante reforçar as medidas não farmacológicas de proteção contra o vírus. Também é fundamental esclarecer os protocolos no trabalho presencial e na interação com outras pessoas. Essas medidas devem permanecer por um tempo até que se declare a extinção da pandemia”, diz o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do IBGE, Cézar Steinhorst. 

O curso foi desenvolvido para ser assistido na íntegra ou por módulos. “Isso permite o aproveitamento do conteúdo em treinamentos de curta, média e longa duração, presenciais ou remotos”, acrescenta a coordenadora de Desenvolvimento da Enap, Thaís Oliveira, destacando que o material segue as orientações dos órgãos de vigilância sanitária nacionais e internacionais.

Com desenvolvimento didático da Enap, o curso tem produção de conteúdo da Coordenação de Recursos Humanos do IBGE, e suporte da Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA), da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). 

Conheça a estrutura do curso

No primeiro módulo, o curso traz um panorama das síndromes gripais até a chegada do novo coronavírus, explicando o que é o vírus e detalhando sua expansão nos dias de hoje. Na segunda parte, aborda as recomendações das organizações de saúde, entre elas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), para enfrentamento ao vírus.

Já na terceira, explica a importância dos protocolos de saúde nas organizações públicas. Na quarta parte, fornece instruções sobre o uso correto de equipamentos e itens de proteção individual, como máscara e protetor facial (face shield). Na quinta e última etapa, são abordados os protocolos para o trabalho presencial, como distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos e de equipamentos.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap e MTR realizam evento do ciclo de palestras para certificação avançada em Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável

O evento “Novo PAC e seus desafios” aconteceu nesta sexta-feira (27/10), na sede da Enap, em Brasília, e foi transmitido pelo canal do Youtube da Escola

Publicado em:
26/10/2023
Enap lança rede de fomento à mentoria no setor público

Iniciativa já conta com multiplicadores em 11 órgãos. Estratégia é consolidar a cultura de mentoria.

Publicado em:
17/11/2022
Enap lança cartilha para multiplicar iniciativas de mentoria no setor público

Documento traz o passo a passo para órgãos públicos 

Publicado em:
26/10/2022
FronTend discutirá os impactos da blockchain no setor público

Parceria da Enap com a Microsoft traz a advogada Camila Rioja, precursora na junção do direito com a tecnologia 

Publicado em:
22/08/2022