Inscrições estão abertas até 6 de outubro; premiação total será de 200 mil reais

 

Já pensou em participar de uma jornada de inovação para propor soluções tecnológicas a problemas que afetam toda a sociedade?

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ e a Enap prepararam dois desafios na área de dados e inteligência artificial.

Se você pensa que a iniciativa é só para experts em tecnologia, fique ciente que seu conhecimento na área de direito, economia, design, comunicação, engenharia poderá ser altamente aproveitado nessa jornada.

A participação está aberta para cidadãos em geral, pessoas físicas e servidores públicos.

A página do evento está disponível e traz todas as informações necessárias.

 

Inscrições abertas

 

As inscrições são individuais. Você pode convidar amigos e conhecidos. Mas pode também encontrar dentro da plataforma Discord, já em funcionamento, parceiros para integrar sua equipe. Como afirmou Ricardo Queiroz, da Shawee, laboratório responsável por conduzir a maratona, a grande mágica deste tipo de evento é aproximar pessoas com culturas distintas, de diferentes regiões do país. 

Camila Medeiros, do GNova Enap, lembra que são desejáveis equipes multidisciplinares, porque a diversidade é um catalisador de inovação. Cada equipe será composta por seis integrantes. Não há exigência quanto às linguagens de programação, mas as soluções propostas precisam estar facilmente acessíveis aos avaliadores.

 

 

dois desafios cnj

 

 

Programação terá atividades formativas, mentorias e hackathon

Os inscritos no CNJ Inova terão experiências e oportunidades que não seriam possíveis de outra forma. Haverá webinários, mentorias, consultorias, abertura da base de dados do CNJ, imersão em desenvolvimento, plantão de dúvidas. CNJ e Enap trabalharam vários meses na preparação desta jornada. 

Veja as principais datas do CNJ Inova:

  • 15 de setembro: Lançamento do CNJ Inova e abertura das inscrições
  • 22 de setembro: Webinar “Base de Dados do CNJ Inova” (18h30)
  • 6 de outubro: Encerramento das inscrições (14h)
  • 9 de outubro: Abertura do CNJ Inova (18h) -  Hackathon
  • 6 de novembro: Divulgação das 6 equipes classificadas para o Demoday (10h)
  • 19 de novembro: Demoday com divulgação dos vencedores (10h).   

 

Premiação

A premiação será na Semana de Inovação 2020, agendada para o período de 16 a 19 de novembro. Seis equipes classificadas na fase 1, imersão e desenvolvimento, serão premiadas com 20 mil cada (três equipes no desafio 1 e três no desafio 2). Na fase 2, Demoday, a equipe vencedora de cada desafio receberá prêmio de 40 mil reais. O valor total destinado à premiação é 200 mil reais.

 

Expectativas do CNJ e Enap

No evento de lançamento do CNJ Inova, Ana Lúcia de Aguiar, juíza auxiliar da presidência do CNJ, falou da alegria em lançar os desafios. “DataJud é a base centralizada do Poder Judiciário, com dados enviados por todos os tribunais. É necessário que eles tenham tratamento adequado. O que a gente consegue medir a gente consegue gerenciar”.

Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap: “Nos anos 90 passamos por uma intensa necessidade de tornar as janelas do governo mais transparentes. Nos anos 2000, precisamos abrir portas para trazer a sociedade para dentro das instituições”.

Camila Medeiros, coordenadora de Inovação da Enap: “O governo sozinho não conseguirá solucionar todos os desafios em uma sociedade cada vez mais complexa. É importante desenvolver não só as capacidades de inovação, mas também fomentar uma comunidade mobilizada para empreendimentos inovadores”.

Gabriela Azevedo, diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ: “O DataJud é uma base com mais de cinco bilhões de movimentações processuais, com mais de 200 milhões de processos registrados. Já não basta falar em números. O desafio é aprimorar diagnósticos, identificar problemas e propor soluções”.

 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Inovação diferencia servidor público comum do 4.0, diz especialista durante a Semana de Inovação 2023

Diretor da BioTIC, Paulo Wanderson Moreira Martins, destacou a criatividade como fator-chave para o serviço público

Publicado em:
06/11/2023
Estão abertas as inscrições para o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional

Maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na web3 convida participantes a construir soluções criativas na gestão do Tesouro Nacional

Publicado em:
24/10/2023
As desigualdades raciais no serviço público são tema de evento que analisa dados

Enap promove desafio colaborativo de dados para participantes analisarem o que os números do Infogov revelam. Inscrições abertas!

Publicado em:
09/10/2023
Enap contrata consultor para diagnóstico sobre compras públicas de inovação

Trabalho envolve realização de estudo sobre problemas e oportunidades que podem ser resolvidos por meio de compras públicas de inovação e/ou inovação aberta

Publicado em:
18/09/2023