Iniciativas federais, estaduais e de capitais podem participar; inscrições vão até 3 de maio

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança nesta segunda-feira (05/04) a 25ª edição do Concurso Inovação no Setor Público – Modalidade de Práticas Inovadoras. As inscrições vão até o dia 03 de maio de 2021.

Com o propósito de incentivar a inovação, o prêmio reconhece e valoriza equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. Além de reconhecer essas iniciativas, o prêmio promove a disseminação das práticas em nível nacional. Tudo isso com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população e tornar o Estado cada vez mais eficiente. 

Em 25 anos de premiação, foram apresentadas mais de 2,5 mil iniciativas, e premiadas mais de 400 experiências inovadoras. Assim, a Enap valoriza aqueles que de fato transformam a gestão pública brasileira, implementando novos processos organizacionais, novas políticas e serviços, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade.

Conheça as regras  

O Concurso Inovação oferece premiação em três categorias: inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal; inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal; e inovação em serviços ou políticas públicas para as esferas estaduais e municipais (apenas capitais). 

Categoria

Público-alvo

Descrição

Inovação em processos organizacionais

Poder Executivo federal,  estadual e do Distrito Federal

Iniciativas que modificaram a forma como a organização realiza suas funções ou gerencia seus recursos

Inovação em serviços ou políticas públicas

Poder Executivo federal

Iniciativas que modificaram a entrega de serviços ou a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas

Inovação em serviços ou políticas públicas

Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e das capitais brasileiras

Iniciativas que modificaram a entrega de serviços ou a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas

 
Podem participar equipes de servidores públicos do Poder Executivo nas esferas estadual, distrital e municipal (essa última apenas se o município for a capital do estado), integrantes da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista.

As iniciativas inscritas devem apresentar resultados já mensurados, com indicadores objetivos e comprováveis. Devem ter, no mínimo, seis meses de implementação completados até a data de início das inscrições do Concurso. Não podem concorrer iniciativas que tenham sido premiadas em edições anteriores. 

No formulário de inscrição, é importante anexar materiais adicionais, como imagens, vídeos, áudios e peças gráficas que ilustrem a iniciativa, bem como depoimentos dos seus beneficiários. 

Para orientar o processo, foi divulgado o Manual do Candidato

Consulte o edital


Prazos 

As inscrições começam em 5 de abril e vão até 3 de maio de 2021. As iniciativas inscritas passarão por uma triagem de cumprimento dos requisitos do edital. Na segunda etapa, serão analisadas por avaliadores externos com reconhecida atuação nas áreas de inovação e gestão pública, com atribuição de notas. A terceira etapa é a apresentação oral das iniciativas selecionadas ao Comitê Julgador, que escolherá as vencedoras da 25ª edição do Concurso. As iniciativas vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação, prevista para 8 de novembro de 2021.

As inovações premiadas receberão um troféu, entregue ao órgão responsável pela iniciativa. Receberão também certificados individuais de premiação, para todos os integrantes da equipe executora e parceiros individuais. Além disso, ganham o direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas e passarão a compor o Repositório Institucional da Enap. 

Os membros de equipe das iniciativas vencedoras (listados no ato da inscrição) poderão ser convidados, em período de até um ano após a premiação, a participar de eventos ou missões técnicas organizadas pela Enap e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação no setor público.

Saiba como se inscrever  

  1. Acesse o site http://inovacao.enap.gov.br
  2. Leia as instruções do Manual do Candidato 
  3. Clique no menu 25º Concurso, na seção "Inscrições"
  4. Preencha todos os campos do formulário. Atenção: o prazo para inscrição se encerra em 03 de maio.
  5. A confirmação da inscrição será comunicada pela Enap, por e-mail, ao responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição e ao responsável institucional da iniciativa, informados no ato da inscrição.

Dúvidas? Entre em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024