Deixe-nos apreciar o trabalho que você e seus colegas desenvolvem! Inscrições vão até 27 de abril

 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança nesta quinta-feira (2/4) a 24ª edição do Concurso Inovação no Setor Público - Modalidade de Práticas Inovadoras. "Não é pequeno o desafio de fazer com que a inovação seja cada vez mais sistêmica, transformadora", avalia Guilherme Almeida, Diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap. 

O concurso tem como objetivo estimular a cultura da inovação nas organizações para melhorar os serviços públicos e as entregas à sociedade, reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que atuam em benefício do interesse público, e disseminar as soluções inovadoras que podem inspirar outras iniciativas. Para Guilherme, as quase 2,5 mil iniciativas apresentadas nos 24 anos do concurso dizem muito. No ano passado, das 30 iniciativas finalistas, 15 foram premiadas, 5 em cada categoria. 

"A gente está há mais de duas décadas reconhecendo e premiando aqueles que de fato transformam a gestão pública brasileira, implementando novos processos organizacionais, novas políticas e serviços, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade", afirma o diretor.

Em sua avaliação, a inovação acontece com frequência no Brasil, mas ainda no âmbito individual, de times que conseguem inovar. "Para a gente ter um país cada vez mais inovador de fato, precisa passar essa inovação do individual para o institucional e do institucional para o sistêmico", acredita.

E, cada vez mais, os casos de sucesso são aqueles em que a inovação passa para a esfera institucional. "Viraram políticas, viraram serviços, mudança de processos que já foram incorporados por suas organizações", explica. E é este um dos objetivos do Concurso de Inovação: estimular que as iniciativas sejam colocadas no holofote e que sejam transformadoras de forma sistêmica. 


Conheça as regras

O Concurso de Inovação no Setor Público tem três categorias: inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal, inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal e inovação em serviços ou políticas públicas para as esferas estaduais e municipais (apenas capitais). 

Podem participar equipes de servidores públicos do Poder Executivo nas esferas estadual, distrital e municipal (essa última apenas se o município for a capital do estado), integrantes da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista.

As iniciativas inscritas devem apresentar resultados já mensurados, com indicadores objetivos e comprováveis e contar com, no mínimo, seis meses de implementação completados até a data de início das inscrições do concurso. Não podem concorrer iniciativas que tenham sido premiadas em edições anteriores. 

Prazos

As inscrições começam em 2 de abril e vão até 27 de abril. É importante que, ao formulário de inscrição, sejam anexados materiais adicionais, como imagens, vídeos, áudios e peças gráficas que ilustrem a iniciativa, bem como depoimentos dos beneficiários da iniciativa. Para orientar o processo, foi divulgado o Manual do Candidato

As propostas passarão por uma triagem, para análise se cumprem os requisitos do edital. Na segunda etapa, serão avaliadas por avaliadores externos com reconhecida atuação nas áreas de inovação e gestão pública, com atribuições de notas. A terceira etapa consiste na apresentação oral das iniciativas selecionadas ao comitê julgador, que selecionará as vencedoras da 24ª edição do Concurso. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, prevista para 16 de novembro de 2020. 

As iniciativas vencedoras receberão um troféu entregue ao órgão responsável pela iniciativa; certificados individuais de premiação destinados a todos os integrantes da equipe executora e aos parceiros;  o direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas e passarão a compor o Repositório Institucional da Enap. 

Os membros de equipe das iniciativas vencedoras (listados no ato da inscrição) poderão ser convidados, em período de um ano após a premiação, a participar de eventos ou missões técnicas organizadas pela Enap e eventuais parceiros com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação no setor público.

Para mais informações acesse https://inovacao.enap.gov.br/

Acesse o edital

Veja detalhes sobre critérios de avaliação, comitê gestor e etapas do cronograma 

Dúvidas? Envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024