Na agenda, também estão previstos eventos para altas lideranças do Poder Executivo

Como parte do compromisso da Enap de promover o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos, estão abertas as inscrições para 37 cursos de curta duração exclusivos para servidores públicos. Esses cursos eram ofertados anteriormente na modalidade presencial e passarão para as salas de aulas virtuais. 

"A Enap se adapta a esse momento para continuar mantendo sua oferta de valor, adaptando seus serviços para essa circunstância de distanciamento social", disse o presidente da Enap, Diogo Costa, em mensagem dirigida recentemente aos servidores da escola. 

Em março, como parte das ações e medidas preventivas de combate à pandemia de Covid-19, a Enap suspendeu a realização de aulas e eventos presenciais. Com isso, foi feita a conversão dos cursos até então presenciais para a plataforma online, para garantir a saúde e segurança dos servidores e alunos sem prejudicar o calendário escolar.

Além disso, como parte das ações de desenvolvimento promovidas pela escola, estão previstos sete eventos no mês. São três edições do Fronteiras e Tendências, conversas exclusivas de temas relevantes para a alta liderança, e quatro edições do Café com Debate. Todos acontecerão de forma online. 

Público-alvo 

Os cursos de curta duração capacitam os servidores públicos para o desempenho de suas funções e processos transversais. Com isso, desenvolvem capacidades para que sejam protagonistas e atores de mudança e da inovação nas políticas públicas e nos serviços públicos exigidos pela sociedade. 

Qualquer servidor público federal pode se inscrever nos cursos regulares, mediante aprovação da chefia e sujeito à disponibilidade de vagas de acordo com o respectivo público-alvo.

 

1. Para quem quiser entender as contas públicas

Instrumentos de planejamento financeiro: PPA, LDO e LOA

Os alunos irão aprofundar seus conhecimentos no planejamento governamental, nos processos e etapas relacionadas a cada um dos instrumentos. Também irão desenvolver capacidades para avaliar a sistemática da dívida pública, os sistemas utilizados no processo orçamentário e analisar o ciclo orçamentário. 
Carga horária: 21 horas
Inscrições até 8 de maio (turma de junho)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas.  

Gestão de convênios para concedentes

Entenda a importância do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV)  como sistema gerenciador das transferências voluntárias da União. Entenda como divulgar adequadamente os objetos de convênios, as normas para formalização e como gerir a execução do convênio sob a ótica do concedente. Aprenda os processos para a prestação de contas e as principais recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). 
Carga horária: 32 horas
Inscrições até 14 de maio. 

 

2. Como transformar a sua ideia em projetos e gerir seu portfólio 

Transformando ideias em projetos

Você irá aprender, na prática, como elaborar o canvas de um projeto de forma consistente e coerente, retratando as principais informações de um projeto. Entenda a diferença entre projetos, ações continuadas e planos de ação, como usar projetos como ferramenta estratégica, como delimitar o projeto e definir entregas, datas e orçamento e como fazer o pitch do seu projeto. 
Carga horária: 14 horas. 
Inscrições abertas até 12 de maio. 

Priorizando e selecionando projetos
Aprenda a selecionar projetos e fazer a gestão de portfólio, balancear a carteira de projetos e definir um painel de indicadores para monitoramento. Entenda a relação da gestão estratégica e da gestão de projetos, como gerenciar portfólio, programas e projetos. Como montar cestas estratégicas e utilizar método de análise multicritério para priorizar projetos. 
Carga horária: 14 horas. 
Inscrições até 17 de maio (turma de julho)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

Dominando a gestão de projetos

Desenvolva habilidades para planejar, executar, encerrar, monitorar e controlar um projeto de qualquer porte e área por meio de ferramentas e técnicas. Aprenda a identificar as etapas da gestão de projetos e relacioná-las à estratégia organizacional, como selecionar a melhor abordagem de gestão (ágil, híbridas, guia PMBOK), defina a matriz de responsabilidades, riscos e planos de respostas. Como promover reuniões ágeis e relatórios de desempenho. 
Carga horária: 21 horas. 
Inscrições até 5 de maio (turma de maio)*
Inscrições até 10 de maio (turma de junho)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

Pensamento ágil em projetos

Como desenvolver competências e habilidades para aplicar a mentalidade ágil em qualquer contexto e transformar um time convencional em um time ágil de gerenciamento de projetos. Entenda a gestão de projetos por abordagens ágeis,  framework scrum, papéis e responsabilidades e como planejar, executar, monitorar e revisar sprints. 
Carga horária: 14 horas. 
Inscrições a partir de 25 de maio (turma de agosto)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

 

3. Para aprimorar o planejamento estratégico da sua instituição

Gestão da estratégia com BSC: O Balanced Scorecard (BSC) é uma excelente ferramenta para conectar missão e estratégia de uma organização. Por meio de metas e indicadores, orienta a organização a atingir os resultados desejados. Este curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão e para aprender como implementar o planejamento no cotidiano da sua organização. 
Carga horária:28 horas.
Inscrições até 13/05 e até 19/05 (turma IFSULDEMINAS)

Elaboração de indicadores de desempenho institucional 

Entenda como a visão estratégica evoluiu e como utilizá-la na sua instituição. Neste curso, você irá aprender a classificação e importância dos indicadores para avaliar e monitorar o desempenho institucional, conhecer os instrumentos para elaborar os indicadores e como construir um sistema de medição de desempenho. Estão previstas duas turmas, uma exclusiva para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), como parte do programa Enap em Rede. 
Carga horária: 35 horas.
Inscrições até 8 de maio (turma IFPB) e até 13 de maio (turma aberta). 

 

4. Para entender o universo das compras públicas 

Gestão de riscos nas contratações públicas

Quais são as vantagens e desafios para implementar a gestão de riscos nas contratações públicas? Conheça as principais normas internacionais que regulamentam a gestão de riscos no mundo; entenda o papel da governança corporativa e aprenda aplicar as principais ferramentas administrativas para identificar, analisar, avaliar e mitigar riscos. 
Carga horária: 21 horas
Inscrições até 20 de maio.

Gestão e fiscalização de contratos administrativos

Neste curso, você irá aprender a realizar uma gestão eficiente, eficaz e efetiva do contrato administrativo e como adotar procedimentos preventivos para evitar a responsabilidade subsidiária da administração. Conheça os elementos essenciais do contrato administrativo, aprenda a analisar as alterações contratuais e aplicar as técnicas de fiscalização. Diferencie os papéis de gestor e fiscal de contrato e compreenda a aplicação de penalidades. 
Carga horária: 28 horas
Inscrições a partir de 16 de junho (turma de agosto)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

Elaboração de Termos de Referência para contratação de bens e serviços

Você sabe quais são os elementos mínimos de um termo de referência?

O termo de referência é a base para qualquer licitação, elaborado a partir de estudos técnicos, e que esclarece aquilo que realmente precisa e define o que deve ser contratado e como deve ser executado. E se elaborar um TR ainda é um desafio, não perca a oportunidade de se inscrever neste curso! 
Carga horária:: 14 horas
Inscrições até 7 de maio.

 

5. Como utilizar BI nas suas decisões 

Business Intelligence para gestores públicos: teoria e prática

Desenhado para quem quer aprofundar seus conhecimentos em BI com a utilização da plataforma Microsoft Power BI. O curso é um treinamento teórico e prático para preparar o servidor para a concepção, gerenciamento, produção, manutenção e utilização de soluções de apoio à tomada de decisões. 
Carga horária: 30 horas
Inscrições a partir de 25 de maio (turma de agosto)*
*As inscrições para a turma de maio já estão esgotadas. 

 

6. Por dentro do Excel

Excel Descomplicado

O objetivo deste curso é proporcionar o desenvolvimento de profissionais capazes de identificar, interpretar e formular soluções para as demandas que envolvam o uso de planilhas eletrônicas para ordenar e analisar dados e extrair informações, agregando conhecimentos práticos no uso do Microsoft Excel e habilitando-o a exercer as atividades com mais rapidez, precisão e eficiência.
Carga horária: 20h
Inscrições para a turma de maio: encerradas
Novas turmas em breve. 

Mergulhando no Excel

Desenhado para facilitar a criação, o desenvolvimento de fórmulas avançadas e relatórios profissionais. Com esse curso, você será capaz de identificar, interpretar e formular soluções para demandas que envolvam o uso de planilhas eletrônicas para analisar dados e extrair informações de forma rápida, precisa e eficiente. 

Aprenda a usar funções aninhadas para cálculos mais complexos, conheça os novos recursos; aprenda a criar painéis de visualização e filtragem avançada por meio de tabela dinâmica; utilize formatação condicional e validação de dados; funções matriciais, automatização de cálculos específicos; autofiltro avançado e segmentação de dados; e, também, aprenda a efetuar cálculos específicos para datas e hora.  
Carga horária: 20 horas
Inscrições até 25 de maio. Serão ofertadas duas turmas em maio: matutina (inscrições encerradas) e noturna.

 

7. Outros temas (Direito, Melhoria de Processos, Gestão de Pessoas)

Teoria e prática do Direito na Administração Pública

Tem o objetivo de levar os alunos a compreenderem a importância e implicações do Direito em seu cotidiano de trabalho, através de argumentos teóricos, exemplos práticos, ilustrativos e estudos de caso.
Carga horária: 35 horas
Inscrições até 10 de maio

Análise e melhoria de Processos

Os objetivos de aprendizagem são reconhecer a importância e a relação da gestão de processos com a política pública de gestão do Governo federal; identificar as vantagens e desafios da implantação da gestão por processos; identificar o perfil necessário ao gestor e membros da equipe na implantação da gestão por processos; aplicar o método de gerenciamento de processos.
Carga horária: 35 horas
Inscrições até 6 de maio

Planejamento das ações de capacitação com base em competências

Levará os participantes a elaborarem o planejamento das ações de capacitação, utilizando os métodos e as técnicas aplicados ao mapeamento de competências, visando a construção das trilhas de aprendizagem.
Carga horária: 21 horas
Inscrições até 22 de maio 

Relação de cursos de curta duração com inscrições abertas - Exclusivos para servidores públicos federais, estaduais e municipais:

N

Curso

Próximas turmas

Inscrições

1

Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo

06/07/2020 - 09/07/2020

Até 1º/06

2

Análise e Melhoria de Processos

04/05/2020 - 08/05/2020 (turma 1)

01/06/2020 - 05/06/2020 (turma 2)

Até 06/05/2020

3

Business Intelligence para Gestores Públicos: Teoria e Prática

25/05/2020 - 24/06/2020

Em breve

4

Compliance Anticorrupção em Empresas Estatais

29/06/2020 - 01/07/2020

Até 25/05/2020

5

Contabilidade Básica Aplicada ao Setor Público

02/06/2020 - 09/06/2020

Até 22/05/2020

6

Contabilidade com Foco na Gestão da Informação Contábil

24/06/2020 - 01/07/2020

Até 20/05/2020

7

Contabilidade com Foco na Gestão do Patrimônio Público

03/06/2020 - 10/06/2020

Até 20/05/2020

8

Design Thinking

05/08/2020 - 07/08/2020

A partir de 27/05/2020

9

Dominando a Gestão de Projetos

13/05/2020 - 15/05/2020 (turma 2)

24/06/2020 - 26/06/2020 (turma 3)

Até 05/05/2020 (turma 1) e até 10/05 (turma 2)

10

Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público

08/06/2020 - 09/06/2020 (exclusiva DNIT)

Até 08/06/2020

11

Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 13/05/2020

12

Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços

12/05/2020 - 15/05/2020

Até 07/05/2020

13

Excel Descomplicado

11/05/2020 - 15/05/2020

Em breve

14

Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia

22/06/2020 - 26/06/2020

Até 29/05/2020

15

Gestão da Estratégia com BSC

16/06/2020 - 19/06/2020

Até 13/5

16

Gestão de Convênios para Concedentes

18/05/2020 - 22/05/2020

Até 14/05/2020

17

Gestão de Processos com Foco em Inovação

22/06/2020 - 24/06/2020 (exclusiva DNIT)

Até 08/05/2020

18

Gestão de Riscos nas Contratações Públicas

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 20/05/2020

19

Gestão e Apuração da Ética Pública

09/06/2020 - 11/06/2020 (exclusiva PR)

23/06/2020 - 25/06/2020 (exclusiva PR)

Até 15/05/2020 (turma 1) e até 22/05/2020 (turma 2)

20

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

05/05/2020 - 08/05/2020

Inscrições encerradas

21

Gestão Orçamentária e Financeira - Visão Geral

30/06/2020 - 02/07/2020 (turma 2)

Até 26/05/2020

22

Instrumentos de Planejamento Financeiro: PPA, LDO e LOA

22/06/2020 - 24/06/2020 (turma 2)

Até 08/05/2020 (turma 2)

23

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Novo Regime Fiscal (NRF)

08/07/2020 - 09/07/2020

Até 24/05/2020

24

Liderança como Essência da Gestão

29/06/2020 - 07/07/2020

Até 16/05/2020

25

Mergulhando no Excel

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 22/05/2020

26

Mergulhando no Excel

25/05/2020 - 29/05/2020

Até 22/05/2020

27

Oficina Produtividade para Clareza, Propósito e Priorização de Tarefas

04/08/2020 - 07/08/2020

A partir de 26/05/2020

28

Pensamento Ágil em Projetos

18/05/2020 - 19/05/2020

Até 10/05/2020

29

Planejamento das Ações de Capacitação com base em Competências

01/06/2020 - 09/06/2020

Até 22/05/2020

30

Planejamento das Ações de Capacitação com base em competências

01/06/2020 - 09/06/2020

Até 22/05/2020

31

Práticas na Execução Orçamentária e Financeira

06/07/2020 - 10/07/2020

Até 22/05/2020

32

Priorizando e Selecionando Projetos

01/07/2020 - 02/07/2020

Até 17/05/2020

33

Processo Legislativo Orçamentário - Orçamento Impositivo

01/07/2020 - 03/07/2020

Até 27/05/2020

34

Relações Interpessoais e Feedback

08/06/2020 - 16/06/2020

Até 22/05/2020

35

Teoria e Prática do Direito na Administração Pública

25/05/2020 - 28/05/2020

Até 10/05/2020

36

Tesouro Gerencial

04/08/2020 - 06/08/2020 (exclusiva DNIT)

A partir de 25/05/2020

37

Transformando Ideias em Projetos

11/05/2020 - 12/05/2020 (turma 1)

22/06/2020 - 23/06/2020 (turma 2)

Até 05/05/2020 (turma 1) e até 08/05 (turma 2)

Obs: informações atualizadas até 5 de maio. Consulte as informações atualizadas na busca de cursos e eventos do portal.  

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
Mulheres negras líderes é tema de curso da Enap

Formação abordou o empoderamento feminino negro e como desenvolver capacidades para que elas alcancem mais representatividade nas organizações

Publicado em:
30/08/2023
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Aprenda a usar o storytelling para transmitir dados em projetos corporativos 

Curso ensina técnicas para chamar a atenção do público com formato adequado para cada perfil e objetivo de comunicação.

Publicado em:
15/08/2022