Confira as bases de dados mais importantes para pesquisadores, estudantes e público em geral

Foi publicado o resultado da pesquisa da consulta pública para a elaboração do Plano de Dados Abertos - PDA 2024-2026 da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Entre os meses de fevereiro e março, a Escola, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, realizou processo para identificar as bases de dados que são mais importantes para pesquisadores, estudantes e público em geral. A iniciativa foi da Diretoria de Gestão Interna (DGI) da Enap.  

A participação social sinalizou, por meio das respostas qualitativas, a priorização das bases que serão abertas pela Enap, consolidando o planejamento das ações que visam à abertura, fomento ao uso e reuso, além de sustentação de dados abertos.

Entre as bases abertas para consulta ao público na Enap, estão o resultado de curso de formação para Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), estas, em nível de priorização pelos votantes, e outras bases, como resultado de curso de formação para Analista de Infraestrutura (AIE), Coleção e Inovação na Prática, resultado de curso de formação para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), resultado de curso de formação para Analista de Planejamento e Orçamento (APO), resultado de curso de Formação para Analista de Comércio Exterior (ACE) e resultado de curso de formação para Analista em Tecnologia da Informação (ATI). 

Confira:

Resultado da consulta pública

Dados abertos Enap

Saiba Mais

A consulta pública atende a Resolução nº 3/2017 e visa garantir uma governança mais transparente, participativa e alinhada com as necessidades da sociedade. 

A utilidade pública de uma base de dados é armazenar dados processados por um sistema de informação (manual ou informatizado). Essa base pode ser aberta ao público ou não, a depender da política do órgão e do tipo de dado que está armazenado nessa base. O Plano de Dados Abertos (PDA) é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Cada órgão e entidade federal possui a obrigação de elaborar um PDA (com vigência a cada dois anos) e constar nele, informações onde o público pode acessar esses dados que estão estruturados em bases (coleções de dados estruturados).

Este ato é baseado no Decreto nº. 8.777 de 11 de maio de 2016, que define bases de dados como informações organizadas de forma estruturada, possibilitando a qualquer usuário a consulta rápida e facilitada.  Qualquer dado gerado ou acumulado pelo Governo que não esteja sob sigilo ou sob restrição de acesso nos termos da Lei nº 12.527/2011, podem ser acessíveis ao público, em formato aberto, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.

Dúvidas? Envie para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Redação

Sabrina Brito

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Está aberta consulta pública do novo Plano de Dados Abertos da Enap

Para opinar, basta preencher o formulário até o dia 4 de março

Publicado em:
18/02/2024
Gestão prorroga consulta da Estratégia Nacional de Governo Digital até 12 de janeiro

Interessados em participar devem acessar a plataforma Brasil Participativo para encaminhar suas sugestões sobre a futura norma

Publicado em:
21/12/2023
Consulta Pública da Estratégia Nacional de Governo Digital termina nesta sexta-feira (22)

Interessados devem acessar a ferramenta Brasil Participativo para encaminhar sugestões para a Gestão

Publicado em:
17/12/2023
MGI
MGI abre vagas no Ceará e no Acre

As inscrições dos processos seletivos estão abertas até o dia 21 de junho

Publicado em:
15/06/2023