Atuação será em prêmios e competições, empreendedorismo inovador, laboratório aberto e biblioteca do futuro

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou consulta pública de edital para selecionar organização da sociedade civil para execução do Programa de Inovação Aberta. Objetivo é coletar contribuições para melhoria do edital. A seleção será orientada pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e resultará em celebração de termo de colaboração pelo período de cinco anos.

Para Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, este é um passo importante para que a Escola amplie sua capacidade e articulação com a sociedade. “A inovação aberta possibilita criarmos um ambiente livre de troca de ideias e soluções para problemas públicos”, esclarece.

Eixos de atuação do Programa de Inovação Aberta da Enap

Prêmios e competições de inovação aberta: No período de 2019 a 2021 a Enap realizou 19 desafios de inovação aberta, que entregaram R$2,54 milhões em premiação aos vencedores. A Enap lançou a Plataforma Desafios, que apoia os órgãos públicos a entenderem e reenquadrarem problemas por eles enfrentados e promover ciclos de inovação aberta para desenvolver soluções aos desafios propostos. Neste eixo, a linha de ação é atender órgãos públicos interessados na realização de prêmios e competições de inovação aberta utilizando a plataforma da Enap. 

Hub de empreendedorismo inovador: Neste eixo, a Enap quer realizar ciclos de ideação, aceleração ou incubação de negócios de soluções inovadoras, identificar problemas públicos e de startups e negócios inovadores, apoiar demandantes públicos em temas que facilitem a incorporação de inovação e a relação com o ecossistema (financiadores, startups). O edital prevê também a realização de ciclos de empreendedorismo inovador voltado a problemas públicos. 

Laboratório aberto e biblioteca do futuro: A Enap deseja reformular o espaço da sua biblioteca para incluir espaços de coworking, estúdio de multimídia e laboratório aberto de prototipação e cocriação. A OSC selecionada fará também a gestão da comunidade de usuários da biblioteca, executará exposições, mostras e intervenções para impulsionar conexões e processos colaborativos. 

Participação na consulta pública 

Qualquer pessoa pode contribuir na consulta pública - organizações da sociedade civil, servidores públicos, pesquisadores e especialistas nos temas de inovação aberta, apoio ao empreendedorismo inovador e no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.  

Cronograma Planejado

28/06 abertura da consulta pública

17/07 encerramento da consulta pública

26/08 publicação do edital

28/10 prazo para submissão de propostas

Canal de contato

Visite a página da consulta pública e acesse a minuta do edital em https://bit.ly/consulta_osc

Envie suas contribuições para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Está disponível o resultado da consulta pública do novo Plano de Dados Abertos da Enap

Confira as bases de dados mais importantes para pesquisadores, estudantes e público em geral

Publicado em:
13/03/2024
Está aberta consulta pública do novo Plano de Dados Abertos da Enap

Para opinar, basta preencher o formulário até o dia 4 de março

Publicado em:
18/02/2024
Gestão prorroga consulta da Estratégia Nacional de Governo Digital até 12 de janeiro

Interessados em participar devem acessar a plataforma Brasil Participativo para encaminhar suas sugestões sobre a futura norma

Publicado em:
21/12/2023
Consulta Pública da Estratégia Nacional de Governo Digital termina nesta sexta-feira (22)

Interessados devem acessar a ferramenta Brasil Participativo para encaminhar sugestões para a Gestão

Publicado em:
17/12/2023