Inscrição cancelada com sucesso!

Serão disponibilizados mais seis cursos autoinstrucionais, com certificados e gratuitos dentro da plataforma da Escola Virtual de Governo

Parceria Google

Nesta quinta-feira (16), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Google Brasil assinaram o termo de adesão ao Protocolo de Intenções para capacitação e aperfeiçoamento de pessoas no âmbito da Escola Virtual de Governo (EV.G). Com a nova parceria, serão ofertados, no âmbito da transformação digital, cinco novos cursos de capacitação em áreas de alta demanda do mercado , gratuitos e com certificados do Google, dentro da plataforma Coursera. O termo deve ser publicado em até 20 dias no Diário Oficial da União (DOU).   

O vice-presidente de Políticas Públicas para Mercados Emergentes do Google, Doron Avni, ressaltou que os cursos ingressados na EV.G podem melhorar o nível do serviço público e a compreensão da tecnologia. “Nós compartilhamos a mesma paixão pelo  futuro do Brasil e entendemos a importância do  setor público. Esses cursos cobrem uma grande variedade de áreas como  suporte em TI [tecnologia da informação], Análise de dados, Marketing digital e UX Design ”, ressalta. Para ele, essas habilidades são muito importantes para os servidores e para a administração pública brasileira.

Iniciativa da Enap, atualmente a EV.G conta com mais de 100 parcerias de instituições públicas e privadas e 620 cursos disponibilizados para qualquer pessoa, seja ela servidora pública ou não. Além disso, a Escola já emitiu mais de 5 milhões de certificados desde o lançamento do programa, em 2018.  “Temos cursos de todos os assuntos e mais ou menos metade dos nossos certificados são dados para pessoas que não são servidores. Então, a gente tem um acesso muito alto de usuários, por isso ficamos muito felizes em selar mais uma parceria que contribua com o aumento de produtividade, ainda mais no cenário da inteligência artificial”, afirma a presidenta da Enap, Betânia Lemos. 

O secretário extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Francisco Gaetani, o diretor de Relações Governamentais do Google Brasil, Marcelo Lacerda, e a gerente de Políticas Públicas da plataforma no país, Juliana Bueno, também estiveram presentes na assinatura do termo de adesão.

 

Confira os cursos com certificados disponibilizados pelo Google na plataforma da EV.G: 

Análise de dados: Os analistas de dados recolhem, transformam e organizam dados para ajudar a tomar decisões empresariais informadas. Aqui, você desenvolverá as habilidades necessárias para conquistar um trabalho de início de carreira na área. Você aprenderá com funcionários do Google que melhoraram as próprias carreiras, com base em análise de dados. O certificado pode ser concluído em menos de seis meses, com menos de 10 horas por semana. 

Suporte em TI: Através de uma combinação de palestras em vídeo, questionários e laboratórios práticos, o curso vai familiarizar o aluno com a resolução de problemas, o serviço de apoio ao cliente, as redes, os sistemas operativos, a administração de sistemas e a segurança: aptidões fundamentais de TI necessárias para uma função de nível inicial. Os especialistas em TI resolvem problemas para que os computadores e as redes funcionem adequadamente.

UX Design:  Design da experiência do utilizador torna a utilização de produtos físicos e digitais mais fácil e agradável. Você desenvolverá as habilidades necessárias para conquistar um trabalho de início de carreira na área. Criará designs em papel e em ferramentas digitais, como Figma e Adobe XD. Ao final do programa, terá um portfólio profissional de experiência do usuário com três projetos completos, pronto para se candidatar para vagas no mercado de trabalho. O certificado pode ser concluído em menos de 6 meses, com menos de 10 horas por semana.

Gestão de projetos: As habilidades incluem criação de planos de gerenciamento de riscos; compreensão das técnicas de melhoria de processos; gerenciamento de dinâmicas de equipes e de partes interessadas; criação de orçamentos e navegação pelas aquisições; utilização de softwares, ferramentas e modelos de gerenciamento de projetos; e prática de gerenciamento de projetos Agile, com ênfase no Scrum. Com menos de dez horas por semana, você conclui as aulas em menos de seis meses.

Marketing digital e comércio eletrônico: Você irá adquirir  habilidades sob demanda para o deixar preparado para um emprego de nível básico e aprenderá a usar ferramentas e plataformas como Canva, Constant Contact, Google Ads, Google Analytics, Hootsuite, HubSpot, Mailchimp, Shopify e Twitter. Esse curso inclui mais de 190 horas de instrução e avaliações baseadas na prática, que simulam cenários reais de Marketing Digital e E-commerce. 

 

Escola Virtual de Governo 

Todos os cursos da Escola Virtual de Governo (EV.G) são de autoinstrução, sem tutoria, com certificado e gratuitos. No geral, são cursos abertos, e podem ser iniciados em qualquer momento, por qualquer pessoa, seja ela servidora pública ou não.

Interessados poderão se inscrever para realizar os cursos a qualquer momento , desde que tenha disponibilidade para cursá-los. Dessa forma, é recomendado que verifique o tempo disponível para realizar os cursos inscritos. 

Alguns cursos podem ser destinados a um público-alvo específico, ou seja, somente as pessoas que fazem parte desse público poderão realizá-los. Nesses casos, os critérios de inscrição estarão detalhados nas informações de catálogo de cada curso na página da EV.G.

Após a conclusão de um curso na EV.G, com aproveitamento mínimo definido no ambiente do curso, o aluno poderá emitir um certificado gratuitamente, disponibilizado apenas de forma digital.

Mais informações, acesse https://www.escolavirtual.gov.br/

Veja mais fotos: https://by.enap.gov.br/Parceria_Google