Países ibero-americanos vão pactuar gestões e compartilhar experiências em dois dias de evento

Foto: Yas Carvalho/Ascom Enap

Cerca de 30 representantes de diferentes países estão reunidos, esta semana, em Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sede do IX Encontro Ibero-americano de Escolas e Institutos de Administração Pública, organizado pelo Centro Latinoamericano de Administración para El Desarrollo (Clad). O evento tem como tema “A necessária capacitação dos servidores públicos - indução, formação permanente e aplicação de técnica” e contará com uma programação extensa até esta terça-feira (5/09), como por exemplo a assinatura de acordos e parcerias firmadas pelo estabelecimento de bases e projetos que geram benefícios aos cidadãos do mundo. 

Anfitriã do IX Encontro, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, ressaltou a importância em qualificar os agentes públicos e apoiar a inovação das instituições. “São os servidores públicos que tocam e mantêm as políticas de Estado. Então, precisamos pensar muito e trocar, aqui, experiências para que os países, juntos, também consigam fazer um bom desenho de capacitação dos seus agentes”, disse durante a abertura. 

De acordo com o Secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo, o evento desta semana representa uma possibilidade de reconstruir pontes entre o Brasil e, especialmente, a comunidade ibero-americana. “O que nós queríamos é, realmente, construir, estabelecer bases para que esses projetos perdurem no tempo, tragam benefícios para todos, economia de recursos, antes de mais nada, mas tragam a criação de uma massa crítica, que permita saltos qualitativos em qualquer área”, detalhou. 

Para o Secretário-geral do Clad, Francisco Velásquez, os cidadãos estão desconfiados com os serviços públicos em todo o mundo e demandam um funcionamento adequado. “Para isso, é necessária uma melhor atuação pública e, para uma melhor atuação pública, é necessário que tenhamos funcionários convenientemente capacitados”, ressaltou ao enumerar as dificuldades que devem ser superadas ao longo do processo de formação dos agentes públicos para uma sociedade ainda mais democrática. 

Intercâmbio

O Encontro Iberoamericano de Escolas e Institutos de Administração ocorre anualmente e tem como objetivo a deliberação e o intercâmbio de estudos de caso e experiências para obtenção de conclusões e recomendações sobre as metodologias de aprendizagem, baseadas no trabalho em equipe e resolução de problemas que as escolas e os institutos  de administração pública utilizam.  

O Clad é uma organização pública internacional, de natureza intergovernamental e está prestes a completar 51 anos de existência. O Centro possui como norte a busca incansável pela modernização das administrações públicas, para aperfeiçoar o processo de desenvolvimento econômico e social. 

Acompanhe o  IX Encontro Ibero-americano de Escolas e Institutos de Administração Pública aqui