O primeiro episódio da segunda edição terá como tema a inclusão e diversidade de raça e gênero

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), realizará, no dia 6 de junho, o primeiro episódio da segunda edição do Enap em Órbita. O tema em foco será a "Inclusão e diversidade de raça e gênero no serviço público".

A iniciativa trará três especialistas na temática para debater sobre os desafios e as perspectivas para a inclusão e a diversidade de gênero na administração pública e como as relações de gênero e raça atuam nos espaços de poder, dificultando o acesso e a permanência de determinados grupos sociais nesses espaços. Além disso, será feita uma reflexão a respeito da legislação vigente sobre raça, gênero e sexualidade, apontando as práticas e os desafios para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Programação

Data e horário: 6 de junho, das 10h às 12h

Onde:www.youtube.com/@CanalENAP

Palestra 1: Desafios e perspectivas para a inclusão e diversidade de raça e gênero no serviço público - Janja Araújo, professora do Departamento de estudos de gênero e feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palestra 2: Raça, gênero e sexualidade na administração pública: Conceitos teóricos e das previsões que constituem o aparato legal brasileiro - Stephanie Ferreira dos Santos Nascimento, pesquisadora e revisora de conteúdo do Projeto Na Política sem Violência

Palestra 3: Introdução as práticas antiracistas e antissexistas na gestão pública - Francileide Araujo, coordenadora de Prevenção à Violência de Gênero e Raça na Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia

Enap em Órbita 

Enap em Órbita é uma série de encontros que têm como objetivo dialogar sobre temáticas importantes para o serviço público brasileiro. A segunda edição do Enap em órbita contará com o debate sobre temáticas essenciais para a implementação de políticas públicas voltadas para a diversidade de raça e gênero, a sustentabilidade, a inclusão, o combate à violência e outros temas fundamentais para a transformação do Estado brasileiro.

A primeira edição do Enap em órbita aconteceu entre os dias  7 a 11 de novembro de 2022 e contou com a emissão de mais de 1.240 certificados. Em relação às visualizações dos episódios no Canal da Enap no Youtube, contamos atualmente com mais de 7.900 visualizações nos cinco episódios.