Investimento para aprimorar atuação na área é de R$ 90 milhões e primeiro curso já está com matrículas abertas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) firmou parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para viabilizar o acesso a cinco cursos de educação à distância (EaD) do bolsa-formação, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

As formações já estão disponíveis aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), por meio da plataforma virtual de aprendizagem da Escola Virtual de Governo (EV.G), da Enap. A estimativa é que cerca de 100 mil profissionais de segurança pública realizem os cursos, que serão liberados gradativamente e, o último deles, estará disponível no dia 26 de dezembro.  

Cada aluno poderá escolher um curso de interesse, entre os cinco ofertados (veja lista abaixo). Uma vez realizada a inscrição, o participante terá o prazo de um mês para concluir a disciplina. Os aprovados terão direito à bolsa-formação no valor de R$ 900. Os cursos também seguirão no Sistema Rede EaD Senasp. 

Novo prazo
O prazo para a realização dos cursos foi ampliado e o novo cronograma deve ser divulgado até o fim desta semana. Também serão disponibilizadas as datas dos fóruns de apoio. O prazo para a conclusão dos cursos será aplicado na mesma data, em ambas as plataformas. As informações detalhadas sobre as inscrições constam nos Informativos disponibilizados neste endereço.

Cursos ofertados

1) Segurança Pública e Violência contra Mulheres e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução da Violência - tem por objetivo capacitar os profissionais do Susp, a partir de uma análise histórica e social de gênero, com a perspectiva de aprimoramento do serviço de segurança pública no atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência e, também, do fortalecimento da participação das mulheres na segurança pública.
Início: 14/12/2023

2) Os Municípios e a Prevenção da Violência: O Papel da Guarda Municipal - tem como objetivo propiciar uma visão geral do panorama da violência no âmbito municipal, sensibilizando o agente sobre o papel e a responsabilidade dos municípios na prevenção da violência, e sobre a relevância da participação das Guardas Municipais como órgão integrante do Susp, detalhando as suas competências e responsabilidades.
Início: 17/12/2023

3) Susp e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil - tem como objetivo desenvolver, no profissional de segurança pública, a mentalidade de trabalho alicerçada nos princípios do Estado de Direito, no respeito aos direitos humanos, nas relações raciais, na consciência crítica e ética quanto à diversidade de nossa sociedade e numa atuação técnico-operacional, em estreito relacionamento com a comunidade, a fim de promover mudanças na cultura e na estrutura organizacionais.
Início: 20/12/2023 

4) Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública - tem como objetivo capacitar os profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) a fim de que possam (re)conhecer os benefícios do emprego e do investimento em soluções tecnológicas que despontam na atividade de gestão e execução para a defesa da cidadania, de direitos e defesa da ordem pública.
Início: 23/12/2023 

5) O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrático de Direito - tem como objetivo desenvolver uma compreensão dos fundamentos do Estado Democrático de Direito e da cidadania, de modo a fortalecer o papel das instituições de segurança pública na defesa da sociedade e da democracia, a partir da valorização do profissional que integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para a preservação da integridade dos poderes e o respeito às leis.
Início: 27/12/2023 

Saiba mais

- Orientações aos discentes

- Orientações aos tutores

- Orientações aos tutores-coordenadores

- Relação de alunos aptos aos cursos

Redação: Sabrina Brito (Enap)

Com informações do Fonte Ministério da Justiça e Segurança Pública