Na ocasião, a Escola foi representada por Ricardo de Lins e Horta, Coordenador-Geral de Articulação Institucional,

e Antônio Claret Campos Filho, Coordenador-Geral de Inovação, ambos da Diretoria de Inovação e Gestão de Conhecimento da Enap, que estão ministrando workshop sobre Análises comportamentais aplicadas às transferências voluntárias (Behavioral Insights), nesta quinta-feira (21).

O tema sobre análises comportamentais tem sido destaque na Enap desde 2017, e especialmente neste ano, com o Seminário brasileiro de Insights Comportamentais & Políticas Públicas Ciências Comportamentais - Experiências do UK Behavioural Insights Team – BIT, ambos realizados neste mês.

De acordo com Horta, além de ser uma das áreas de inovação em políticas públicas que mais vêm crescendo e ganhando atenção internacionalmente, ela permite o aperfeiçoamento da ação governamental com intervenções de baixo custo, e que aproximam e humanizam as relações entre Estado e cidadão.

Ricardo Horta -  Doutorando em Direito (UnB), Mestre em Neurociências e Graduado em Direito pela UFMG. Foi pesquisador visitante na École Normale Supérieure, em Paris. É integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) federal. Foi Assessor na Casa Civil e no  Gabinete Pessoal da Presidência da República, Secretário-Executivo da Comissão Nacional da Verdade, e Chefe de Gabinete na Secretaria de Assuntos Legislativos e na Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça.

Antonio Claret Campos Filho - Membro da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental desde 2000, atualmente é Coordenador-Geral de Inovação da Enap, onde também leciona cursos de economia comportamental. Psicólogo, é mestre em psicologia social pela UFRJ e doutor em políticas públicas pela Fundação Oswaldo Cruz.

Sobre o Fórum – O Fórum, organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), tem o objetivo de promover o fortalecimento da governança, da melhoria da gestão e do controle, bem como apresentar as inovações empreendidas e experiências no âmbito das transferências voluntárias da União. O evento foi realizado do dia 19 de junho e terminou nesta quinta-feira (21), no Instituto Serzedello Correa, em Brasília - DF.

A programação do III Fórum contou com 55 painéis e destinou-se a gestores, servidores, empregados públicos, colaboradores e membros de órgãos e entidades públicas e privadas, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas de governo, envolvendo gestão e controle.