Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (ONU), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) apresenta o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) para o ciclo 2025-2027. Um documento alinhado também à Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD), ao Plano Plurianual (PPA), ao Planejamento Estratégico Institucional da Escola (PEI), que reafirma o compromisso da Escola com a consolidação de uma cultura organizacional pautada pela sustentabilidade, inovação e responsabilidade socioambiental.
Além de atuar como catalisador de mudanças institucionais, esse instrumento de governança da Enap impulsiona a transformação da cultura organizacional por meio da internalização dos princípios de responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável.
O PLS está organizado em sete eixos temáticos estratégicos, definidos com base no Caderno de Logística Sustentável da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e na Portaria SEGES/MGI nº 5.376/2023:
- Identificação dos objetos de menor impacto ambiental;
- Racionalização e consumo consciente;
- Fomento à inovação no mercado;
- Racionalização da ocupação de espaços físicos;
- Negócio de impacto nas contratações;
- Inclusão, equidade, diversidade e qualidade de vida — eixo complementar inserido pela Enap para reforçar a dimensão social da sustentabilidade.
A Enap, em consonância com sua missão de formar servidores públicos e fomentar a inovação no Estado, reconhece a sustentabilidade como eixo transversal às suas atividades, definidas no Decreto nº 10.369/2020.
O Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) está disponível para consulta no Repositório Institucional da Enap.
Acesse pelo link: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8802