Projeto foi selecionado na chamada pública realizada pela Escola em 2020


Como comunicar evidências científicas em saúde de forma eficiente, para o suporte à tomada de decisão no contexto da pandemia de Covid-19? Esse era o desafio da Coordenação de Evidências e Informações Estratégicas para a gestão em Saúde(Coevi), do Ministério da Saúde, quando procurou apoio da Diretoria de Inovação da Enap - GNova.

Para que evidências científicas ajudem na tomada de decisão, elas precisam ser conhecidas e avaliadas, e a seguir traduzidas conforme as necessidades dos gestores. A Coevi já vinha atuando na produção e no fomento de estudos secundários, com levantamento e síntese de evidências científicas disponíveis na literatura; mas percebeu que a forma de comunicar as evidências nem sempre parecia ser a mais adequada para as necessidades dos tomadores de decisão. O contexto da pandemia de Covid-19, que demandava decisões rápidas dos gestores, tornou ainda mais evidente esse problema. 

Foi por meio da Chamada de Projetos de Transformação em Governo #SuperaCovid, lançada pela Enap no segundo semestre de 2020, que o Ministério da Saúde recorreu à Diretoria de Inovação da Escola para receber assessoria técnica e metodológica na construção de uma estratégia inovadora. Assim nasceu o projeto “Comunicando evidências em saúde”, uma das nove iniciativas selecionadas no chamamento, voltadas para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19.

A busca por parceiros e por novas formas de trabalhar

Para Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, a Escola precisava dedicar recursos e tempo para prospectar novos parceiros e testar novas formas de trabalhar. “Que bom que encontramos outras pessoas dispostas a darem esse salto de coragem conosco”, afirma Bruna, ao se referir à equipe do Ministério da Saúde.

Os times da Coevi/MS e do GNova Transforma, área de transformação em governo da Diretoria de Inovação, se reuniram durante 4 meses em um percurso que envolveu oficinas, grupos focais com especialistas, pesquisa de mesa e escuta aos usuários dos serviços de produção de evidências em saúde para apoio à tomada de decisão. A principal abordagem escolhida para o projeto foi a do design thinking, que ajuda a conhecer melhor os usuários e suas realidades, de modo a criar políticas, produtos e serviços que de fato atendam a necessidades reais.

Depois de uma primeira fase de mergulho no problema e de reflexões sobre rumos, tomada de decisão e evidências, a equipe construiu um protótipo de formulário para levantamento de demanda de comunicação de evidências, que foi testado e aperfeiçoado ao longo do projeto. O formulário tem por objetivo coletar percepções e expectativas do demandante sobre a apresentação dos resultados de estudos, para que a Coevi possa desenvolver produtos de comunicação mais aderentes às necessidades do gestor. Para quem os resultados do estudo serão comunicados? Como o estudo poderá apoiar a tomada de decisão? Em que prazo o produto de comunicação de evidências precisa estar disponível? Essas são algumas das perguntas que o formulário de demanda prototipado ajuda a responder.

Além do formulário de demanda, o time da Coevi também produziu, de forma colaborativa e com a assessoria técnica e metodológica do GNova Transforma, um modelo lógico para demais mudanças que pretende implementar no serviço de  produção de evidências em saúde para apoio à tomada de decisão, e na comunicação dos produtos em particular.

Porém, um dos mais importantes resultados do projeto Comunicando Evidências em Saúde foi o aprendizado da equipe da Coevi, que experimentou uma nova forma de construir soluções para problemas públicos, ouvindo os usuários do serviço e errando rápido e pequeno (prototipar - testar - errar - iterar). Nas palavras de uma integrante do projeto: “Errar rápido. Isso é libertador!”

Evidências são tema frequente na Enap

Em agosto de 2020 a Enap já havia lançado um novo serviço direcionado principalmente a gestores públicos. O Evidência Express (EvEx) é uma iniciativa focada em reunir, sintetizar e fornecer com qualidade e agilidade evidências que possam servir de base para desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. 

No caso do Evidência Express, a equipe da Enap acessa fontes secundárias de informações a respeito de problema existente e oferece, de forma avulsa ou em pacote, dados sobre a magnitude e evolução do problema no Brasil, comparação com o mundo, regiões ou blocos, perfil da população afetada pelo problema, consequências e causas, soluções de enfrentamento, além de evidência de impacto de soluções existentes.