Poderão participar servidores e empregados públicos federais, estaduais e municipais; aulas iniciam em 9 de novembro 

Você já pensou em ser mestre em Governança e Desenvolvimento ou em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas? Sua organização quer elaborar políticas públicas baseadas em evidências e requer servidores com alto desempenho em funções estratégicas? A Enap abre para você o caminho para uma formação de excelência, em linha com os programas das instituições nacionais e internacionais de referência na área.

Foi publicado o Edital de Abertura do Processo Seletivo para provimento de 30 vagas para o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD) e de 20 vagas para o Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas (MPAM). As inscrições estão previstas para agosto de 2020. No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher apenas um dos cursos para o qual vão concorrer. 

Saiba mais sobre cada mestrado!

Calendário merece atenção

O processo, que compreende inscrições, processo seletivo e matrículas, vai até 6 de novembro de 2020. As inscrições vão de 14 a 24 de agosto. A aula inaugural está prevista para o dia 9 de novembro de 2020.

A carga semanal de aulas é de nove horas, às segundas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas, e às quartas-feiras das 19 às 22 horas. A programação do curso pode ter atividades excepcionais em período integral ou aulas aos sábados, com prévia informação aos alunos.

Enquanto persistir a situação de emergência sanitária decorrente da pandemia Covid-19, a Enap poderá realizar as disciplinas em formato não presencial, adotando metodologias híbridas com aulas síncronas online e atividades assíncronas em Ambiente Virtual de Aprendizagem específico para cada curso.

Quem pode se candidatar

Podem participar do processo seletivo servidores públicos efetivos com estabilidade no cargo, em exercício em órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas; ou empregados públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital.

Não há ônus para os alunos e respectivas instituições de origem, ressalvado o ressarcimento do valor integral do curso, em caso de desligamento ou desistência ao longo do mestrado.

Processo seletivo será todo online

Todas as etapas do processo seletivo acontecerão de forma remota (online). A Enap divulgará instruções específicas para cada etapa da seleção.

Na primeira fase, os candidatos inscritos passarão por avaliação de conhecimentos específicos e de raciocínio lógico e quantitativo (questões de múltipla escolha), de caráter classificatório e eliminatório. 

Na segunda fase, será feita análise de pré-projeto e de memorial e entrevista, de caráter classificatório. É necessário domínio do idioma inglês para leitura e interpretação de textos técnico-científicos, que será verificada pela apresentação de certificado de proficiência em língua inglesa, como solicitado no Edital.

Sobre os mestrados

Esta será a quarta turma da Enap para o MPGD. Serão 30 vagas, das quais 24 de ampla concorrência, 4 vagas para candidatos autodeclarados negros e indígenas e 2 vagas para pessoas com deficiência. No caso do MPAM, esta é a segunda turma, com 20 vagas no total: 16 de ampla concorrência, 3 vagas para candidatos autodeclarados negros e indígenas e 1 vaga para pessoa com deficiência.

Com duração total de 24 meses, os dois cursos estão estruturados em seis trimestres letivos. Os cursos têm carga horária mínima de 540 horas, disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso. 

Os trabalhos finais deverão responder a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno. Os concluintes receberão o título de Mestre em Governança e Desenvolvimento ou de Mestre em Avaliação e Monitoramento.   

Edital dos mestrados tem muito mais detalhes

Se você deseja dar um passo adiante na sua formação e carreira, atualize o Currículo Lattes e não deixe de conferir o Edital 88/2020 para conhecer detalhes sobre o processo seletivo: calendário preliminar, vagas destinadas aos sistemas de ações afirmativas e às pessoas com deficiência e conhecimentos requeridos. Também estão disponíveis a bibliografia recomendada e os modelos dos formulários para encaminhamento de memorial e pré-projeto.  

Esclarecimentos de dúvidas e informações sobre o processo seletivo podem ser obtidos por e-mail dirigido a: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Consulte o Edital

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Conheça os selecionados na 2ª fase do processo seletivo dos mestrados profissionais

Resultado é preliminar e detalha desempenho dos 120 candidatos que participaram desta etapa. Recursos podem ser enviados exclusivamente nesta sexta-feira (4)

Publicado em:
02/12/2020
Confira a lista dos aprovados na 1ª fase dos mestrados profissionais da Enap

Nesta etapa, foram selecionados 120 candidatos. Convocação para próxima fase será publicada dia 20/11

Publicado em:
12/11/2020
Reta final: últimos dias para se inscrever nos mestrados profissionais da Enap

São oferecidas 50 vagas, em dois cursos; candidatos têm até 25 de outubro para participar do processo seletivo

Publicado em:
19/10/2020
“Somos desafiados o tempo inteiro: a pensar diferente, evoluir, melhorar e enxergar sem viés”

Weslley Rodrigues, aluno do mestrado, compartilha desafios e alegrias da formação profissional da Enap

Publicado em:
07/10/2020