A capacitação, direcionada a altos executivos, é parceria da Enap com o Instituto Cidadania Digital e com a Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital 

Na era digital, saber como seus dados são utilizados e se é possível manter a privacidade dos cidadãos em um ambiente onde tudo é compartilhado é uma tarefa difícil. Para debater esses temas e delimitar direitos e deveres no universo virtual, a Enap realiza até sexta-feira (23) um encontro com especialistas das áreas de inovação e ambiente digital: o Digital Policy School, curso de Atualização Legislativa em Políticas Públicas Para Economia & Cidadania Digital. 

Uma parceria com o Instituto de Cidadania Digital (ICD) e com a Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, a capacitação conta com 50 inscritos de diversos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo, como Senado Federal, Câmara dos Deputados, Ministério da Economia, Câmaras Municipais, Prefeituras e Secretarias de Estados. Entre eles estão subsecretários, chefes de gabinete, diretores, coordenadores-gerais, secretários parlamentares, assessores parlamentares, assessores legislativos, analistas legislativos, consultores jurídicos.

Falando sobre a matriz de competências essenciais de lideranças do setor público brasileiro, o coordenador-geral de capacitação de altos executivos da Enap, João Vitor Domingues, que abriu o evento nesta segunda-feira (19), ressaltou que o desenho do curso se encaixa perfeitamente com as novas competências necessárias. “Precisamos ter mentalidade ágil, visão de futuro, inovação, transformação e foco nas pessoas. Com professores do nível que temos aqui, e integrando no mesmo curso alunos do legislativo e executivo, acredito que essa seja uma grande oportunidade de aprendizado”, disse. 

Durante abertura, a presidente substituta e diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos, explicou que a Enap busca impulsionar a transformação do Estado brasileiro, por meio do apoio direto à inovação, da capacitação de ponta e também da produção de conhecimento: "Entendemos sempre que transformar o Estado passa por transformar a nossa forma de trabalho, e temos apoiado essa inovação não só por meio desses cursos para altos executivos, mas, também, por meio de estratégia de serviços e de apoio direto aos governos, por meio de plataformas como a de desafios, com programas como o Coding Bootcamp e com a produção de estudos e pesquisas”.

Para o diretor executivo do ICD, Felipe França,o curso é uma grande oportunidade para tratar sobre temas tão atuais, e que muitas vezes não são discutidos com a frequência necessária. A deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR), representante da Frente Digital, ressaltou a importância do tema: “a questão digital não é um tema do futuro, e sim, do presente. São coisas que permeiam o nosso dia a dia e que precisam da nossa atenção”, concluiu.